#: locale=pt ## Action ### URL LinkBehaviour_6156D044_7673_F8F1_41C5_9293629F1A65.source = https://twitter.com/CCBB_RJ LinkBehaviour_09FC53E0_1307_DDE6_41B2_F4037ABC39B3.source = https://twitter.com/CCBB_RJ LinkBehaviour_618D6D50_7672_E891_41CC_E31A0FAEEEE2.source = https://www.facebook.com/ccbb.rj/ LinkBehaviour_09FCE3E1_1307_DDE6_41AB_79F96C90BB96.source = https://www.facebook.com/ccbb.rj/ WebFrame_22F9EEFF_0C1A_2293_4165_411D4444EFEA_mobile.url = https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d14377.55330038866!2d-73.99492968084243!3d40.75084469078082!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x89c259a9f775f259%3A0x999668d0d7c3fd7d!2s400+5th+Ave%2C+New+York%2C+NY+10018!5e0!3m2!1ses!2sus!4v1467271743182" width="600" height="450" frameborder="0" style="border:0" allowfullscreen> WebFrame_22F9EEFF_0C1A_2293_4165_411D4444EFEA.url = 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album_4D42C14C_049A_15A1_4194_60EF4737113A_0.description = Abdias Nascimento | Meia-noite de Exu | 1968 | Acrílica sobre duratex album_1DB51253_0B80_F622_419F_A0979103B6BF_0.description = Abdias Nascimento | O santo guerreiro contra o dragão da maldade: Ogum, 1971 | Acrílica sobre tela | Coleção Museu de Arte Negra Ipeafro album_1CBB64B0_0B81_327E_41A2_E34C36D91387_0.description = Abelardo da Hora | A fome e o brado | 1947 | Bronze | REC Cultural , Recife - PE album_24D6F0B6_0B01_3078_417B_869E4F847011_1.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_24D6F0B6_0B01_3078_417B_869E4F847011_4.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_24D6F0B6_0B01_3078_417B_869E4F847011_5.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_25F13798_0B03_7037_419D_0AC8B49EACAC_8.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 photo_246C1C1B_0B01_3029_4135_EDC6BD008F40.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_24D6F0B6_0B01_3078_417B_869E4F847011_7.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_25F13798_0B03_7037_419D_0AC8B49EACAC_4.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_25F13798_0B03_7037_419D_0AC8B49EACAC_6.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_25F13798_0B03_7037_419D_0AC8B49EACAC_5.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 photo_246C1C1B_0B01_3029_4135_EDC6BD008F40.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão 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album_25F13798_0B03_7037_419D_0AC8B49EACAC_11.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_24D6F0B6_0B01_3078_417B_869E4F847011_6.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_25F13798_0B03_7037_419D_0AC8B49EACAC_9.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 album_25F13798_0B03_7037_419D_0AC8B49EACAC_13.description = Abelardo da Hora | Meninos do Recife | 1962 | Impressão offset São Pulo, Editora Massao Ohno, 1962 photo_7FBEE7FA_7178_F6E0_41B1_D9F85CE11FC8.description = Adesivo Brasil: ame-o ou deixe-o | Impressão | Coleção Particular photo_7FBEE7FA_7178_F6E0_41B1_D9F85CE11FC8.description = Adesivo Brasil: ame-o ou deixe-o | Impressão | Coleção Particular album_1CF73DB5_0B81_1261_418A_FFDBD2E56C19_6.description = Ailema Bianchetti | O sapateiro || 1952 | Gravura | Acervo Ailema Bianchetti album_05E6C39B_0A83_3622_4197_345C732632E8_0.description = Anfiteatro do Movimento de Cultura Popular, no Sítio da Trindade | Arraial do Bom Jesus. | Início da década de 1960 | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Fundação Joaquim Nabuco album_4C1BA27A_048E_3461_418F_72495F3D73CD_0.description = Anna Bella Geiger | Equações variáveis | 1978 | Grafite e lápis de cor sobre folha de papel pautado album_4D4F1603_049A_1FA7_4198_4D08EC9B52CE_0.description = Anna Bella Geiger | O pão nosso de cada dia | 1978 | Saco de pão e seis cartões postais | Acervo da artista album_4C3CBF51_048E_6DA0_4192_04EE6D9866F3_0.description = Anna Bella Geiger | Variáveis | 1978 | Acervo da artista album_416DFE29_048A_2FE0_4191_0611511CC935_0.description = Anna Maria Maiolino | Monumento à fome | 1979/2012 | mesa, toalha, 15kg de arroz e 15 kg de feijão preto | Coleção da artista/Galeria Luísa Strina album_12D776C5_0901_D019_419B_E12BF82F739F_0.description = Apresentação do Bumba Meu Boi do Capitão Pereira na 2ª Festa de Natal da Cidade do Recife, no Sítio da Trindade | Arraial do Bom Jesus. | 1961 | Fotografia Katarina Real | Acervo Fundação Joaquim Nabuco album_12D776C5_0901_D019_419B_E12BF82F739F_1.description = Apresentação dos Caboclinhos Tabajara no Sítio da Trindade | Arraial do Bom Jesus. | 1961 | Fotografia Katarina Real | Acervo Fundação Joaquim Nabuco album_1F8D6D92_0903_303B_4199_ED6513119B4B_2.description = Autoria desconhecida | Registro da produção do filme Maioria Absoluta, de Leon Hirszman. Ao fundo, cartaz do programa de alfabetização de adultos do Movimento de Cultura Popular. | 1963 | Fotografia | Acervo Maria Hirszman e João Pedro Hirszman album_198CD7BE_0A83_3E63_4189_5866D342C49C_0.description = Cadernos do Povo Brasileiro, 27 volumes | 1961-1963 | Civilização Brasileira | Coleção particular album_1F9B0EE5_0B81_2FE1_41A4_B78C7DF3B391_0.description = Caetano Veloso | Caetano Veloso | 1967 | Philips Records | Coleção particular album_1E058EFB_0B81_2FE2_4197_68D1163000A2_0.description = Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé | Tropicália. Panis et Circenses | 1968 | Philips Records | Coleção particular album_1F85B017_0B81_3221_417E_71B009A6BE88_0.description = Calendário Popular de 1963 | Centro Popular de Cultura de São Paulo, 1963 | Coleção Arquivo Paulo Bruscky album_1CBE9C7A_0B81_12E2_418D_BDAD3B83957E_0.description = Candido Portinari | Enterro | 1940 | Óleo sobre tela | Coleção Jones Bergamin album_16B82B78_0B81_16EF_417B_842969BD07F6_0.description = Candido Portinari | Menina ajoelhada | 1945 | Óleo sobre tela | Paulo Darzé Galeria photo_602B7D1E_7168_BB20_41BE_42CD0F847EF7.description = Carlos Estevam Martins | A questão da cultura popular | 1963 | Editora Tempo Brasileiro photo_602B7D1E_7168_BB20_41BE_42CD0F847EF7.description = Carlos Estevam Martins | A questão da cultura popular | 1963 | Editora Tempo Brasileiro album_1CF73DB5_0B81_1261_418A_FFDBD2E56C19_1.description = Carlos Scliar | Sem título | 1951 | Gravura | Acervo Ailema Bianchetti album_12D776C5_0901_D019_419B_E12BF82F739F_2.description = Cartaz da IV Festa de Natal da Cidade do Recife | Movimento de Cultura Popular da Prefeitura do Recife e Departamento de Cultura e Educação do Governo de Pernanbuco | 1963 | Autor Bernardo Dimenstein | Acervo Companhia Editora de Pernanbuco album_1E0A49F3_0B81_15E2_41A2_2ADFE56E42B4_1.description = Cartaz do filme Deus e o diabo na terra do sol | Rogério Duarte | 1964 album_1E0A49F3_0B81_15E2_41A2_2ADFE56E42B4_0.description = Cartaz do filme O desafio | Rogério Duarte | 1965 album_1CF73DB5_0B81_1261_418A_FFDBD2E56C19_4.description = Danúbio Gonçalves | Sem título | 1952 | Gravura | Acervo Ailema Bianchetti album_1CF73DB5_0B81_1261_418A_FFDBD2E56C19_3.description = Danúbio Gonçalves | Sem título | 1952 | Gravura | Acervo Ailema Bianchetti album_1CF73DB5_0B81_1261_418A_FFDBD2E56C19_2.description = Danúbio Gonçalves | Sem título | 1952 | Gravura | Acervo Ailema Bianchetti album_1CF73DB5_0B81_1261_418A_FFDBD2E56C19_5.description = Danúbio Gonçalves | Sem título | 1952 | Gravura | Acervo Ailema Bianchetti album_1CF73DB5_0B81_1261_418A_FFDBD2E56C19_0.description = Danúbio Gonçalves | Sem título | 1952 | Gravura | Acervo Ailema Bianchetti album_1F8D6D92_0903_303B_4199_ED6513119B4B_4.description = Dispositivo didático do programa de alfabetização de adultos do Movimento de Cultura Popular. | s.d. | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Fundação Joaquim Nabuco photo_7E01B9CA_7168_5B21_41D6_52145CF6A58B.description = Dyonélio Machado | Os ratos | 1935 | Editora Companhia Nacional | Acervo Ivany Câmara Neiva photo_7E01B9CA_7168_5B21_41D6_52145CF6A58B.description = Dyonélio Machado | Os ratos | 1935 | Editora Companhia Nacional | Acervo Ivany Câmara Neiva album_05872E3F_0A81_2E62_416C_9532835178E8_3.description = Elenco da peça A Volta do Camaleâo Alface, do Teatro de Cultura Popular, incluindo Zodja Pereira, Delmiro Lira, Joacir Castro, Moema Cavalcanti, Marcos Porto Carreiro, Najda Pereira, Carlos Alberto, José Wilker, Conceição de Maria "Anjo" e Mário Ferreira. | 1961-1962 | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Arquivo Paulo Bruscky album_1F85B017_0B81_3221_417E_71B009A6BE88_1.description = Eles não usam black-tie | Gianfrancesco Guarnieri | Teatro de Arena, 1958 | programa da peça album_566419C6_049A_14A0_4199_39DB885D82EB_0.description = Esse é um país que vai pra frente | Disco compacto com música de propaganda da ditadura militar no Brasil | 1976 | Philips Records | Coleção particular album_6D88EACA_7198_D920_41B2_71FF4041238C_0.description = Eztetyka da Fome | Glauber Rocha | In Revista de Civilização Brasileira, Vol. 3 | 1965 album_51E3DB1E_71B9_BF20_41B8_B9A9A7930DC4_0.description = Fac-símile do cartaz do show "Opinião" | Augusto Boal | Teatro de Arena do Rio de Janeiro e Centro Polular de Cultura da União Nacional dos Estudantes | 1964 album_57BA6F52_71F8_D720_41D3_2508C8B51ACD_0.description = Fac-símile programa com foto após o incêncio/ A vida impressa em dollar | Pequenos Burgueses Andorra | 1966 album_57BA7F52_71F8_D720_41D6_946F5CCD7A79_2.description = Fac-símile programa da peça "Arena conta Zumbi" | Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal | Foto da capa: Thomas Farkas | Teatro de Arena do Rio de Janeiro | 1965 album_51E3DB1E_71B9_BF20_41B8_B9A9A7930DC4_3.description = Fac-símile programa da peça "Liberdade Liberdade" | Texto: Flavio Rangel e Millor Fernandes \ Direção: Flávio Rangel | Grupo Opinião | 1965 album_57BA6F52_71F8_D720_41A7_E33D74AADB8E_1.description = Fac-símile programa da peça "Navalha na carne" | Plínio Marques | 1968 album_51E3DB1E_71B9_BF20_41B8_B9A9A7930DC4_2.description = Fac-símile programa do show "Tempo de Guerra" com Maria Bethânia, Jades Macalé, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e outros | Texto de Bertolt Brecht [1898/1956], com tradução e roteiro de Augusto Boal | Teatro de Arena de São Paulo | 1965 album_05872E3F_0A81_2E62_416C_9532835178E8_2.description = Faixa de divulgação da peça Revolução na América do Sul, de Augusto Boal, participante do 1º Festival de Teatro do Recife. | s.d. | Fotografia de Mário de Carvalho | Acervo Museu da Cidade de Recife album_1BDE089C_0A81_1227_41A0_B22B3DCCAF5A_0.description = Faixa de divulgação do 1º Festival de Cinema do Recife na fachada do Edifício Trianon. | 28.08.1961 | Fotografia de Mário de Carvalho | Acervo Museu da Cidade de Recife album_05872E3F_0A81_2E62_416C_9532835178E8_0.description = Faixa de divulgação do 1º Festival de Teatro do Recife nos fundos do Teatro de Santa Isabel. | 20.09.1961 | Fotografia de Mário de Carvalho | Acervo Museu da Cidade de Recife album_1F85B017_0B81_3221_417E_71B009A6BE88_4.description = Ferreira Gular | Vanguarda e Subdesenvolvimento | Editora Civilização Brasileira, 1969 [segunda edição, Editora Civilização Brasileira, 1978] | Coleção particular album_1F85B017_0B81_3221_417E_71B009A6BE88_3.description = Ferreira Gullar | Cultura posta em questão | Editora Civilização Brasileira, 1965 | Coleção particular photo_7E93FE52_7178_D921_41C0_F289EFA7B39B.description = Fome Hoje | Unhandeijara Lisboa Carimbo sobre papel, 1976 | Museu de Arte do Rio - MAR photo_7E93FE52_7178_D921_41C0_F289EFA7B39B.description = Fome Hoje | Unhandeijara Lisboa Carimbo sobre papel, 1976 | Museu de Arte do Rio - MAR photo_7FBF1FEA_7178_D6E0_41AD_638458B3997D.description = Fome | Equipe Bruscky e Santiago | Carimbo sobre papel, 1976 | Museu de Arte do Rio - MAR photo_7FBF1FEA_7178_D6E0_41AD_638458B3997D.description = Fome | Equipe Bruscky e Santiago | Carimbo sobre papel, 1976 | Museu de Arte do Rio - MAR album_1BDE189C_0A81_1227_4186_C7B39B082654_1.description = Francisco Julião em plenária das Ligas Camponesas. Ao fundo, painéis móveis pintados por Abelardo da Hora. | s.d. | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Memorial Abelardo da Hora album_1F85B017_0B81_3221_417E_71B009A6BE88_2.description = Franklin de Oliveira | Revolução e contra-revolução no Brasil | Editora Civilização Brasileira, 1962 | Coleção particular album_1E1B5ED1_0B81_6E3E_418E_B18A5E9AFB4B_0.description = Gilberto Gil | Gilberto Gil | 1968 | Philips Records | Coleção particular album_1D43D088_0B8F_F22F_41A4_6E044829CDBE_0.description = Gildo Meireles | Um sanduíche muito branco | 1966 | Pãozinho, algodão branco | Coleção do artista photo_7E0186D4_7168_4920_4186_A285B6033946.description = Graciliano Ramos | Vidas Secas | José Olympio Editora, 1938 [Edição facsimilar Eletropaulo / José Olympio, 1988] | Coleção Particular photo_7E0186D4_7168_4920_4186_A285B6033946.description = Graciliano Ramos | Vidas Secas | José Olympio Editora, 1938 [Edição facsimilar Eletropaulo / José Olympio, 1988] | Coleção Particular album_4FAD370D_0486_FDA0_4196_7CF5F76A37AB_0.description = Henfil | Tirinhas dos personagens Graúna, Zeferino e Bode Orelana | Fradim, n. 14 Editora Codecri. Novembro de 1976 | Coleção particular album_1D3CDE6A_0B80_EEE2_414E_E52CA831DD08_2.description = Hélio Oiticica | Bandeira-poema "Seja marginal, seja herói" | 1968 photo_7FBE3342_7178_CF20_41DB_B170D65D5ECE.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Manuscrito, 1970 [fac-símile] | Cortesia Projeto Hélio Oiticica photo_7FBE3342_7178_CF20_41DB_B170D65D5ECE.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Manuscrito, 1970 [fac-símile] | Cortesia Projeto Hélio Oiticica photo_7FBE515E_7178_CB20_41BA_98A19406B08C.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Manuscrito, 1970 [fac-símile] | Cortesia Projeto Hélio Oiticica photo_7FBE3537_7178_CB60_41BA_68FDA89A6095.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Manuscrito, 1970 [fac-símile] | Cortesia Projeto Hélio Oiticica photo_7FBE515E_7178_CB20_41BA_98A19406B08C.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Manuscrito, 1970 [fac-símile] | Cortesia Projeto Hélio Oiticica photo_7FBE3537_7178_CB60_41BA_68FDA89A6095.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Manuscrito, 1970 [fac-símile] | Cortesia Projeto Hélio Oiticica photo_7FBE86A5_7178_C960_41D4_D3594FD83D16.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Publicado em: Ferreira Gullar, Arte Brasileira Hoje | Editora Paz e Terra, 1973 | Coleção particular photo_7FBE86A5_7178_C960_41D4_D3594FD83D16.description = Hélio Oiticica | Brasil Diarreia | Publicado em: Ferreira Gullar, Arte Brasileira Hoje | Editora Paz e Terra, 1973 | Coleção particular album_1D3CDE6A_0B80_EEE2_414E_E52CA831DD08_0.description = Hélio Oiticica | P15 Capa 11, “Incorporo a revolta” | 1967 album_1D3CDE6A_0B80_EEE2_414E_E52CA831DD08_3.description = Hélio Oiticica | P16 Capa 12, “Da adversidade vivemos” | 1967 album_1D3CDE6A_0B80_EEE2_414E_E52CA831DD08_1.description = Hélio Oiticica | P18, Capa 14, “Estamos famintos” | 1967 album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_2.description = I Exposição da Galeria de Arte do Recife | Dezembro de 1960 | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho album_189C96F1_0E06_FBF3_4194_192EF8332348_4.description = Inauguração de Escola Municipal em Água Fria, Recife. | Fotografia de Mário de Carvalho | 29 de junho de 1960 | Acervo Museu da Cidade do Recife. album_189C86F2_0E06_FBF1_41A4_A835E747F082_3.description = Inauguração de Escola Municipal em Água Fria, Recife. | Fotografia de Mário de Carvalho | 29 de junho de 1960 | Acervo Museu da Cidade do Recife. album_3F9BB27F_0897_EEFD_4183_1B030AC5C9E9_1.description = Inauguração de Escolas Municipais em Santo Amaro, Recife. | Fotografia de Mário de Carvalho | 1 de maio de 1960 | Acervo Museu da Cidade do Recife. album_3F9BA27F_0897_EEFD_4150_25ECD15787B3_0.description = Inauguração de Escolas Municipais em Santo Amaro, Recife. | Fotografia de Mário de Carvalho | 1 de maio de 1960 | Acervo Museu da Cidade do Recife. album_05872E3F_0A81_2E62_416C_9532835178E8_1.description = Inauguração do Teatro do Povo do Movimento de Cultura Popular | s.d. |Fotografia de Mário de Carvalho | Acervo Museu da Cidade de Recife album_3B5A4DDD_049A_E16B_418A_9F0569AC2CD7_0.description = Jayme Leão | Iracema. Uma transa amazônica (Jorge Bodanzky e Orlando Senna) | 1974 | Desenho | Jorge Bodanzky photo_7E01A81E_7168_5920_41B1_FBD3A8A6C5AB.description = Jorge Amado | Capitães da areia, 1937 | Jose Olympio Editora | Coleção Particular photo_7E01A81E_7168_5920_41B1_FBD3A8A6C5AB.description = Jorge Amado | Capitães da areia, 1937 | Jose Olympio Editora | Coleção Particular album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_0.description = Josina Maria Lopes de Godoy e Norma Coelho | Livro de Leitura para Adultos | Recife, Movimento de Cultura Popular, 1962 (1ª edição) e 1963 (2ª edição) | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho photo_7E061AFC_7168_5EE0_41D6_2081EBA2E4CE.description = Josué de Castro | Geografia da fome | 1946 | Editora O Cruzeiro | Acervo Ivany Câmara Neiva photo_7E061AFC_7168_5EE0_41D6_2081EBA2E4CE.description = Josué de Castro | Geografia da fome | 1946 | Editora O Cruzeiro | Acervo Ivany Câmara Neiva album_1CF8AF28_0B81_EE6F_419B_304212173D15_0.description = José Cláudio | Mulher fazendo telha | 1953 | Óleo sobre tela | REC Cultural, Recife - PE album_5B907243_1144_4270_419F_4262A5416842_0.description = José Cláudio | Primeiro a fome, depois a lua | 1968 | Óleo sobre Eucatex album_1338886B_0B81_72E2_4186_EC1DCB3035EB_1.description = José Corbiniano Lins | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1338886B_0B81_72E2_4186_EC1DCB3035EB_3.description = José Corbiniano Lins | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1E56DC30_0B81_327F_419E_D99B5747D40C_0.description = João Câmara | O boneco econômico | 1965 | Óleo sobre madeira | Coleção REC Cultural album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_1.description = João José da Silva | A Voz do Alfabetismo [na contracapa, a letra do Hino do Movimento de Cultura Popular, de autoria de Audálio Alves] | Recife, 1962 | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho photo_64CA41F9_7226_7B22_41B0_1089087DC393.description = LP Deus e o Diabo na Terra do Sol | Músicas de Sergio Ricardo e Glauber Rocha - Letras de Glauber Rocha - Vocais de Sergio Ricardo - Monólogos de Othon Bastos e Geraldo Del Rey | 1'964 photo_64CA41F9_7226_7B22_41B0_1089087DC393.description = LP Deus e o Diabo na Terra do Sol | Músicas de Sergio Ricardo e Glauber Rocha - Letras de Glauber Rocha - Vocais de Sergio Ricardo - Monólogos de Othon Bastos e Geraldo Del Rey | 1'964 photo_6DADF600_72EA_58E1_41B2_AAA34300EEB0.description = LP Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada | Carolina Maria de Jesus | RCA – Victor | 1961 photo_6DADF600_72EA_58E1_41B2_AAA34300EEB0.description = LP Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada | Carolina Maria de Jesus | RCA – Victor | 1961 photo_683FF59C_72E9_DBE2_41D1_156DE45304B8.description = LP Show "Opinião" | Nara Leão, João do Vale e Zé Kéti | Philips Records | 1964 photo_683FF59C_72E9_DBE2_41D1_156DE45304B8.description = LP Show "Opinião" | Nara Leão, João do Vale e Zé Kéti | Philips Records | 1964 photo_58DD9347_7219_DF6F_41D5_4C3A7ED957FE.description = LP com trilha sonora da peça "Arena conta Zumbi" | Texto de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri | Música de Edu Lobo | Som Maior | 1966 photo_58DD9347_7219_DF6F_41D5_4C3A7ED957FE.description = LP com trilha sonora da peça "Arena conta Zumbi" | Texto de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri | Música de Edu Lobo | Som Maior | 1966 album_6D88EACA_7198_D920_41B2_71FF4041238C_2.description = Livro com o texto da peça "Roda Viva" | Chico Buarque de Holanda | Editora Sabiá | 1968 album_2EC799A2_6927_3A3B_41D3_05982AD3AE77_0.description = Livro: A Terceira aquarela do Brasil | Jomard Muniz de Britto | Editora Recife | 1982 | Coleção particular album_1C93E40C_0B83_1227_41A5_22459FAC0625_0.description = Lula Cardos Ayres | Retirantes | 1947 | Óleo sobre cartão | REC Cultural, Recife - PE album_42806E63_04BA_6C67_4191_139A2CECA0C8_3.description = Lygia Clark | Baba Antropofágica | 1969 | Proposição. Linha de costura e tecido | Associação Cultural Lygia Clark album_42806E63_04BA_6C67_4191_139A2CECA0C8_4.description = Lygia Clark | Baba Antropofágica | 1969 | Proposição. Linha de costura e tecido | Associação Cultural Lygia Clark album_42806E63_04BA_6C67_4191_139A2CECA0C8_2.description = Lygia Clark | Baba Antropofágica | 1969 | Proposição. Linha de costura e tecido | Associação Cultural Lygia Clark album_42806E63_04BA_6C67_4191_139A2CECA0C8_1.description = Lygia Clark | Baba Antropofágica | 1969 | Proposição. Linha de costura e tecido | Associação Cultural Lygia Clark album_42806E63_04BA_6C67_4191_139A2CECA0C8_0.description = Lygia Clark | Baba Antropofágica | 1969 | Proposição. Linha de costura e tecido | Associação Cultural Lygia Clark album_1BDE689C_0A81_1227_41A2_4C2181F2778A_2.description = Manifestação política no centro do Recife com painéis pintados por Abelardo da Hora. | 1960 | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Germano Coelho e Norma Coelho photo_585E043F_721E_391E_4192_C8569792FB36.description = Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto) | Música Chico Buarque | Philips Records | 1966 photo_585E043F_721E_391E_4192_C8569792FB36.description = Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto) | Música Chico Buarque | Philips Records | 1966 album_51E794E3_71B9_CAE7_41DB_FC10BA612B6A_3.description = Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto) | Música Chico Buarque. Coral Alunos da PUC SP. Regência Zuinglio Faustini | Philips Records | 1965 album_51E794E3_71B9_CAE7_41DB_FC10BA612B6A_1.description = Morte e Vida Severina | João Cabral de Melo Neto | Editora do autor | 1965 album_3B8B38AD_0485_EF2B_4194_5F8F9B19DEBE_0.description = O Brasil é feito por nós | Disco compacto com música de propaganda da ditadura militar no Brasil | 1976 | Philips Records | Coleção particular album_20FA8E08_6924_D9F7_419A_AEBF323BCCDF_0.description = O Brasil é meu abismo | Daniel Santiago/ Texto de Jomard Muniz de Britto | Fotografia/Registro de \ performance | 1982 | Museu de Arte do Rio - MAR photo_63F7C5F2_7168_CAE1_41DA_10AEC6B57D1A.description = O povo canta | Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes | 1962 | Disco ompacto | Coleção particular photo_63F7C5F2_7168_CAE1_41DA_10AEC6B57D1A.description = O povo canta | Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes | 1962 | Disco ompacto | Coleção particular album_56CC762F_048B_FFFF_412B_A7F466900BF0_1.description = Paulo Bruscky | Fome | 1970 | Desenho | Coleção do artista album_56CC462F_048B_FFFF_4197_4063AC507E88_2.description = Paulo Bruscky | Fome | 1970 | Desenho | Coleção do artista album_56CC962F_048B_FFFF_416B_48F8D187F53F_0.description = Paulo Bruscky | Fome | 1970 | Desenho | Coleção do artista album_51E3DB1E_71B9_BF20_41B8_B9A9A7930DC4_1.description = Programa completo do show "Opinião" | Augusto Boal | Teatro de Arena do Rio de Janeiro e Centro Polular de Cultura da União Nacional dos Estudantes | 1964 album_51E794E3_71B9_CAE7_41DB_FC10BA612B6A_2.description = Programa da peça "Morte e Vida Severina" (João Cabral de Melo Neto) | PUC/SP | 1965 album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_4.description = Programa da peça A volta do Camaleão Alface | Maria Clara Machado | Teatro de Cultura Popular, 1962 | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_5.description = Programa da peça Julgamento em Novo Sol | Nelson Xavier, Augusto Boal, Hamilton Trevisan, Modesto Carone e Benedito Araújo | Teatro \ de Cultura Popular, 1962 | Direção Nelson Xavier | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_3.description = Programa do 1º Festival de Cinema do Recife [mostra do cinema francês] | Teatro do Parque, agosto e setembro de 1961 | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_6.description = Programa do 1º Festival de Teatro do Recife | Teatro de Santa Isabel, setembro e outubro de 1961 | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_7.description = Programação da 2ª Festa de Natal da Cidade do Recife promovida pelo MCP | 1961 | Acervo Germana Coelho e Norma Coelho album_51E4931A_71B8_CF20_41CE_8138E4B64E97_8.description = Programação da 2å Festa de São João da Cidade do Recife | 1962 |Acervo Germana Coelho e Norma Coelho album_51E794E3_71B9_CAE7_41DB_FC10BA612B6A_0.description = Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada 3ª edição | Carolina Maria de Jesus | Editora Francisco Alves | 1960 album_6D88EACA_7198_D920_41B2_71FF4041238C_1.description = Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada 3ª edição | Carolina Maria de Jesus | Editora Francisco Alves | 1960 album_13B25416_0B81_1223_4194_8EA0220A7DB6_2.description = Quilombo: Vida, Problemas e Aspirações do Negro | Jornal editado por Abdias Nascimento, 1948-1950 (10 edições) | Edição facsimilar, Ed. 34, 2003 | Coleção Particular photo_60B6D542_7168_4B20_41A5_189F80059E8D.description = Raquel de Queiroz | O quinze | Estabelecimento Graphico Urânia, 1930 [terceira edição, José Olímpio Editora, 1948] | Coleção Particular photo_60B6D542_7168_4B20_41A5_189F80059E8D.description = Raquel de Queiroz | O quinze | Estabelecimento Graphico Urânia, 1930 [terceira edição, José Olímpio Editora, 1948] | Coleção Particular album_3A985D06_049A_26E6_417D_0388509E1988_0.description = Regina Vater | Nó pintado em saco de supermercado, da série “Nós” | 1971 | Guache sobre saco de supermercado | Cortesia Martins&Monteiro album_39906220_0486_62D9_417C_0E8A17A8DDD4_0.description = Regina Vater | Série Nós | 1973-1977 | Litrografia e serigrafia sobre papel | Edição P. A. 7. album_1F8D6D92_0903_303B_4199_ED6513119B4B_1.description = Reunião de professoras do Movimento de Cultura Popular. | 28/06/1964 | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Fundação Joaquim Nabuco album_1F8D6D92_0903_303B_4199_ED6513119B4B_0.description = Reunião sobre o programa de alfabetização do Movimento de Cultura Popular no Sítio da Trindade | Arraial do Bom Jesus. | 1961 | Fotografia de Mário de Carvalho | Acervo Museu da Cidade do Recife album_1D2E0A24_0B81_1666_4195_BFA5A50A205E_0.description = Rubens Gerchman | Lindonéia, a gioconda dos subúrbios | 1966 | Serigrafia | Instituto Rubens Gerchman album_1D0E8573_0B81_12E1_419E_86433665B4D0_0.description = Rubens Gerchman | Por qual optar | 1968/2000 | Acrílica sobre tela colada em madeira | Instituto Rubens Gerchman album_189C76F2_0E06_FBF1_41AB_3F690D0B149C_2.description = Sala de aula de escola no Centro Esportivo Bartolomeu. | s.d. | Fotografia de Salviano Saraiva | Acervo Fundação Joaquim Nabuco album_1F8D6D92_0903_303B_4199_ED6513119B4B_3.description = Sala de aula do programa de alfabetização de adultos do Movimento de Cultura Popular. | s.d. | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Fundação Joaquim Nabuco photo_602CEBB0_7168_BF60_41D0_D1A7F155D15D.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular photo_602CE787_7168_B72F_41C2_523F91BDD41D.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular photo_602CEBB0_7168_BF60_41D0_D1A7F155D15D.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular photo_602C48E3_7168_BAE0_41D3_B263E5E477F5.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular photo_602C48E3_7168_BAE0_41D3_B263E5E477F5.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular photo_602CE787_7168_B72F_41C2_523F91BDD41D.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular photo_602CFA56_7168_B920_41DB_3C305E80BA0F.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular photo_602CFA56_7168_B920_41DB_3C305E80BA0F.description = Série Reportagem | 1963 | Edição Protempo / Publicação do CPC da UNE | Coleção particular album_05E6C39B_0A83_3622_4197_345C732632E8_1.description = Teatro do Povo do Movimento de Cultura Popular | Início da década de 1960 | Fotografia de autoria desconhecida | Acervo Fundação Joaquim Nabuco album_2A2EE156_0E01_1631_419D_9326DC4D2C55_0.description = Wellington Virgolino | A carga | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1C900529_0B81_126E_4197_4701AF7540E8_1.description = Wellington Virgolino | Cortador de cana | 1952 | Óleo sobre tela | REC Cultural, Recife - PE album_2A2F6158_0E01_1631_41A8_8A61670606B6_2.description = Wellington Virgolino | Greve | s.d. | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1C900529_0B81_126E_4197_4701AF7540E8_2.description = Wellington Virgolino | Jangadeiro | 1959 | Óleo sobre madeira | REC Cultural, Recife - PE album_1C900529_0B81_126E_4197_4701AF7540E8_0.description = Wellington Virgolino | O almoço | 1954 | Óleo sobre tela | REC Cultural, Recife - PE album_2A2EA157_0E01_163F_419A_18D545D5E109_1.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1953 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE photo_2A58A225_0E7F_3A13_41A1_8A5AA025D710.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1953 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE photo_2A58A225_0E7F_3A13_41A1_8A5AA025D710.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1953 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_3B9BF1C3_0F44_DE70_4196_42EF5BBAD1EC_2.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1953 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1CF51F17_0B83_2E21_4180_7E20E30A2DA4_3.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1953 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1CF51F17_0B83_2E21_4180_7E20E30A2DA4_1.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1955 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1CF51F17_0B83_2E21_4180_7E20E30A2DA4_2.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1955 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1CF51F17_0B83_2E21_4180_7E20E30A2DA4_0.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1338886B_0B81_72E2_4186_EC1DCB3035EB_0.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1325F115_0B81_7226_417F_5796B5EA740C_3.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_3B9BF1C3_0F44_DE70_4196_42EF5BBAD1EC_1.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_3B9BF1C3_0F44_DE70_4196_42EF5BBAD1EC_0.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1325F115_0B81_7226_417F_5796B5EA740C_1.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1325F115_0B81_7226_417F_5796B5EA740C_2.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1325F115_0B81_7226_417F_5796B5EA740C_0.description = Wellington Virgolino | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE album_1338886B_0B81_72E2_4186_EC1DCB3035EB_2.description = Wilton Souza | Sem título | 1956 | Gravura | REC Cultural, Recife - PE ### Image imlevel_4764AF41_723E_E762_41C2_8722167B703A.url = media/popup_27829846_0890_5A0E_4197_4EAA17107364_pt_0_0.jpg imlevel_4766AF42_723E_E766_41D4_2E4DC7E2E3FF.url = media/popup_27829846_0890_5A0E_4197_4EAA17107364_pt_0_1.jpg imlevel_4766CF42_723E_E766_41D1_8D4AB41F74CA.url = media/popup_27829846_0890_5A0E_4197_4EAA17107364_pt_0_2.jpg imlevel_4766DF42_723E_E766_41D8_2C1C4E5607DF.url = 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Meninos do Recife
São habitantes anônimos
dessa cidade alagada,
de limo e pedra formada
sob marés.
Submersa.
Em lodo em lama inconsistente,
consubstanciada.
Vasto poço de afogados,
habitação de mitos e fantasmas.
Imenso pasto de peste.
Cidade desabrigada.
Habitantes desse pântano,
sem escrituras, sem títulos,
submetidos ao ócio
que gera a fome e o vício
e um calendário implacável
de misérias e imprevistos
São apenas habitantes
dessa cidade alagada.
Atirados sobre a lama.
Sob as marés da desgraça.
A. H.
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Defl... Situação...+S+...Ruas..., Artur Barrio. Fotografia. 1970. Coleção do artista
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Doces Bárbaros – Ao vivo. Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Philips Records. 1976. Coleção Particular
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Espaço social da arte. Anna Bella Geiger. 1977. Coleção da artista
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Made in Brazil. Letícia Parente. Vídeo | 4’45”. 1973. Galeria Martins&Montero
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Trecho do filme "O desafio". Paulo Cezar Saraceni. 1965
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Trecho do filme "Sem essa, aranha". Rogerio Sganzerla. Belair Filmes. 1980
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Trecho do filme "Terra em transe". Glauber Rocha. Mapa filmes. 1967
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Arte Subdesenvolvida
CCBB São Paulo
29 de maio a 05 de agosto de 2024
Patrocínio
Banco do Brasil e BB Asset
Realização
Ministério da Cultura
Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria
Moacir dos Anjos
Coordenação
Bruna Neiva - tuîa arte produção
Produção Executiva
tuîa arte produção
Coordenação de Montagem/ Produção
Nina Maia Nobre
Coordenação de Comunicação/ Produção
Camila Pires
Assistente de Produção
Atenea Garcia Gómez
Expografia
Gero Tavares
Assistente de expografia
Luiz Tombini - Studio Tavares
Iolanda Carvalho - Studio Tavares
Design
Gabriel Menezes - Molde cc.
Gestão Administrativa
Elisa Mattos - Desvio Produções
Assistente Administrativo
Jonathas Joba
Projeto luminotécnico
Caco Tomazzoli
Montagem de luz
Jó Calipoteo
Audiovisual
Estúdio Valente
Cenografia
Marcenaria Polovina
Elias Polovina
Daniel Polovina
Artur Diogo Rabelo de Sousa
Edimilson de Jesus Leite
Claiton Rodrigues de Jesus
Pintura
Lourival Lima Oliveira
Francisco Gomes Diniz
Sebastião Ramos Santos
Wesley Lima da Silva
Montagem Fina
C2 Montagem
Alexandre Cruz
Leandro Araújo
Montagem de audiovisual
EVJ Produções
Sinalização
Diferente Marketing
Museologia
Cecília Sátiro
Cláudia Costa
Mariane Tomi Sato
Simone Trindade
Consultoria Pedagógica
Camila Pires
Produção local
Ana Carla Magna
Transporte
FINK Mobility
Seguradora
Howden-Harmonia Seguros
Assessoria de imprensa
Agência Galo
Agradecimentos
Arquivo Paulo Bruscky, Cinemateca Brasileira, O Buquineiro Livros Raros, Fundação Joaquim
Nabuco, Mendes Wood DM, Martins&Montero.
César Nascimento e família Abdias Nascimento, Diogo Cantarelli, Eduardo Sarmento, Guilherme Albani, Ivany Câmara Neiva, Jaqueline Martins, Jones Bergamin, Marcelo Tomé e família de Solano e Raquel Trindade, Marcos Amaro, Natalina Giglio, Paulo Darzé, Renata Vinhas, Thais Darzé, Verônica Coelho.
Ludmila Patrício
Mercúrio Produções
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Randolpho Lamonier
Sonhos de Refrigerador (Aleluia Século 2000)
A instalação tem a forma de uma assemblage onírica de elementos representativos de sonhos de consumo da classe trabalhadora. Pensando na perspectiva histórica proposta pela exposição sobre a relação desenvolvimento/subdesenvolvimento, este trabalho parte
de uma reflexão sobre o fenômeno de ascensão econômica da classe trabalhadora, especialmente das classes trabalhadoras entre as décadas de 2000 e 2020 e sobre como condições materiais permitem ao indivíduo o contato com os próprios sonhos e desejos. Em contraponto, pensar sobre o que existe no domínio dos sonhos é apontar precisamente para
aquilo que ainda encontra impossibilidades concretas de se tornar realidade. A carência e a ausência refletidas no objeto de desejo. E sobre o que isso pode revelar de nosso tempo e sobre nós mesmos, coletivamente.
Para construção deste trabalho, faço um inventário de sonhos de consumo, que iniciei com relatos de familiares e amigos, e que se estendeu a pessoas que encontrei casualmente em meu cotidiano durante o período de produção da obra. Do ponto de vista formal, o objetivo é que a instalação tenha um aspecto muito heterogêneo e diversificado e, por isso, a materialização dos sonhos tem diversas formas de representação, que incluem desde áudio
e manuscritos das próprias pessoas entrevistadas a objetos e peças têxteis que referenciam a cultura vernacular e a linguagem publicitária.
O formato final da instalação – esse grande volume de objetos, materializações de sonhos de consumo, suspensos no espaço expositivo – formam uma grande nuvem. Pela natureza modular da instalação, ela será adaptada a cada um dos CCBBs, decomposta em blocos que serão re-arranjados de forma fluida em função de cada arquitetura.
Randolpho Lamonier
maio de 2024.
Sonhadores
Aline Galvão, Ângela Maria Gomes, Bobs —, Breno Amaral, Bruno Rios, Bruno Silas, Cesar Machado, Circe Clingert, Dalva Gomes, Daniella Domingues, Davi —, Dayane Tropicaos, Denise —, Derci —, Desali (Warlei de Assis), Dino Gomes, Ducarmo Lamounier, Edson Pereira, Elson Agostino, Érica Rebelato, Fabíola Rodrigues, Genivan Secunda, Gilda da
Silva, Guilherme Kurama, Heitor de Assis, Hélio Braga, João Campos, José Roberto
Ramos, Joubert Gomes, Julia Baumfeld, Jurandir Elias Matos, Kaique Ferreira, Kaoni
Galante, Kelen Natalina, Kenia Gomes, Kesley —, Laura Gonzaga, Leni de Souza, Maciel Teles, Marcílio —, Maria Vitória Lopes, Matheus Ferreira, Michel —, Nicholas Artur de Oliveira, Paola Rodrigues, Pulga (Luciclério Braga), Rafael Matias, Raimundo da Silva, Randolpho Lamonier, Ricardo —, Robson —, Rodrigo Manzalli, Roger Romanelli, Roniel Felinto, Samanta Ribeiro, Sara Mosli, Sara Não Tem Nome, Severino Ferreira, Tamira Rocha, Thais Feitosa, Thiago —, Thyana Hacla, Valdilene Ramos, Vera Lúcia Braga, Victor Galvão
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Terceira aquarela do Brasil
Jomard Muniz de Britto
o brasil não é o meu país: é meu abismo. o terreiro de minhas, nossas contradicções. é meu câncer coletivo e a força luminosa da escuridão. é nosso discurso interrompido, sufocado e arrebentador. o brasil não é o meu país: é meu veneno. é a miséria que nenhum milagre ocultou. não é a esperança discreta mas concreta e escandalosa de que tudo (ainda) pode acontecer para melhor. é a dificuldade de conscientização diante de tantos séculos de escravismo colonial. o brasil não o meu país: é meu anti-discurso. são ideias e traumas dentro e fora do lugar. são corpos em tempo de fome, mesmo assim luzindo de paixão. é o ódio latindo no peito dos poderosos e seus pacotões pesadíssimos para nós. são, apesar de, todos os projetos de democracia sem adjetivos de importação ou tapeação. o brasil não é o meu país: é nossa esquizofrenia. é o medo de sempre doendo e até anestesiando. é o gozo de sempre roçando e até nos enganando. é o carnaval no futebol das religiões. é o terror de outrora ainda agora despedaçando mente e culhões. é a demora no jeitinho de esperar sem desespero. são os rasgos de genialidade no mar de tanta imbecilidade. é tudo que nos divide, nos sacaneia e nos diversiona. o brasil não é o meu país: é um videotape de horror. é cinco mil vezes favelas. é cincoenta mil terras em transe. são os boias-frias em trânsito. são os trâmites da cultura oficiosa. é o neocapitalismo de sampa. é a boca do lixo luxuriosa. é a confiança, nem tão ingênua como se propala, das classes oprimidas, reprimidas, deprimidas, proletarizadas, encarceradas, ofendidas e humilhadas. é a dependência corroendo tudo para nada. o brasil não é o meu país: é nosso buraco cada vez mais embaixo do outro buraco. é a luta dos severinos da vida contra os severianos da indústria cultural. são florestas devastadas e enchentes arrazadoras. dores anônimas de habitantes do anonimato. o índio sem apito. o negro aflito. o branco ― quem sabe? ― de consciência em conflito. as minorias ensaiando o grito. os maiorais passando o pito. é a rima pobre da prosa nossa de todo dia é dia d de poesia e azia e delito. o brasil não é o meu país: é nosso câncer circular cotidiano coisificado no circuito do abismo para a alegoria das calmarias.
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A economia, a política e a cultura no Brasil estiveram, entre meados da década de 1930 e início da década de 1980, sob forte influência do conceito de subdesenvolvimento. Um conceito que ganha contornos mais definidos na segunda metade da década de 1940, em ambiente marcado pelas devastações da Segunda Guerra Mundial e pelas oportunidades de transformação surgidas após seu término. Momento em que não era mais admissível considerar como naturais ou passageiras as desigualdades abissais de possibilidades de vida entre diferentes países e regiões, passando-se a assumir que as carências que definem o subdesenvolvimento seriam condição própria da dinâmica econômica mundial. Tal diagnóstico não implicava, porém, a imutabilidade desse estado de coisas. Justamente por ser resultado de relações de dependência historicamente formadas, seria possível intervir nessa realidade para mudá-la. Mudança que demandaria a radical transformação do perfil produtivo e social dos países e regiões subdesenvolvidos em benefício de interesses nacionais e locais, para a qual o Estado desempenharia, valendo-se de novo instrumental de planejamento e ação, um papel decisivo.
A exposição ARTE SUBDESENVOLVIDA apresenta os modos como a arte produzida no Brasil nessas décadas incorporou, temática ou formalmente, questões postas pela condição de subdesenvolvimento do país. Dá evidências do embate, simultaneamente político e estético, travado por artistas brasileiros de diversas gerações com as faltas concretas que afligiam tantos naquele período. Embate relevante, inclusive, para o entendimento da ressurgência de uma arte abertamente política no Brasil de anos recentes. A exposição está organizada em cinco núcleos, articulados cronologicamente. O primeiro – Tem gente com fome –, reúne trabalhos de escritores e artistas visuais que anunciam, nas décadas de 1930 e 1940, a desigual distribuição das consequências do subdesenvolvimento no Brasil, entre as quais a privação da alimentação necessária à sobrevivência. O segundo núcleo – Trabalho e luta – apresenta desenhos, pinturas e gravuras que, na década de 1950, figuram as vidas dos que constroem a vida material do país e que pelejam para superar as dificuldades a eles impostas. Trabalhos que contrastam com a tradição construtiva da arte brasileira, hegemônica em representações visuais do período. O terceiro – Mundo em movimento – exibe documentação sobre os dois principais movimentos artístico-políticos do início da década de 1960 no Brasil: o Movimento de Cultura Popular, criado em Pernambuco, e o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, instalado no Rio de Janeiro e, depois, em outros estados. O quarto núcleo – Estética da fome – reúne conjunto de trabalhos de artistas visuais e documentação de filmes, discos, livros e peças teatrais feitos entre o golpe civil-militar de 1964 e o final da década, exemplares de uma vanguarda subdesenvolvida desejosa de criar uma arte nacional e popular no país. O quinto e último – O Brasil é meu abismo – agrupa criações diversas realizadas na década de 1970 e no início da seguinte, período mais autoritário e violento do regime militar. Momento em que a vontade de superar a condição de subdesenvolvimento é confrontada pela desesperança, forçando artistas a inventarem formas novas de representar uma ideia de pertencimento ao país por meio de imagens, sons, formas e gestos.
Considerar essa produção no Brasil de agora implica pensar em que sentido ela se mantém artística e politicamente válida. Se é certo que o termo subdesenvolvido raramente é hoje usado, essa mudança não se deve ao fim das desigualdades entre países diversos, tampouco das que existem internamente a tantos espaços nacionais. Essas desigualdades continuam, em verdade, sendo o tempo inteiro repostas, condenando milhões de pessoas a uma condição de falta em meio à riqueza que as relações entre esses mesmos países e regiões geram. O fato de a expressão país subdesenvolvido não ser mais empregada como antes – gradualmente substituída, na academia e na mídia, pelas expressões país emergente ou em desenvolvimento – sugere ser novamente hegemônica a ideia de considerar-se o subdesenvolvimento como etapa a ser naturalmente vencida, ainda que em tempo indefinido, pelos países mais pobres. Subdesenvolvimento como situação passageira de inferioridade de alguns perante outros, e não como condição que somente pode vir a ser superada através de amplas mudanças em formas de produzir e repartir o que é necessário à vida. Nesse contexto, pensar o Brasil do século 21 como país ainda subdesenvolvido talvez seja uma forma possível (e paradoxal) de resistir a uma condição de subordinação que continua a afetar tantos, subordinados a tão poucos. Uma estratégia para fortalecer a capacidade de inventar, nos tempos de agora, aquilo que é necessário fazer para combater desigualdades. Para dar concretude aos sonhos de muitas gentes, como os que o artista Randolpho Lamounier coleta e exibe no átrio deste edifício, no único trabalho feito especialmente para a mostra, aproximando tempos apartados.
Moacir dos Anjos
Curador
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A partir do final da década de 1960, tem início o período de mais brutal repressão aos que contestavam a ditadura militar no Brasil. É o momento em que se quer interditar, à força, a vontade construtiva que caracterizara tantas criações nos anos anteriores. Diante do cerco, a saída de vários artistas é inventar novas maneiras de representar, desde a posição do subdesenvolvido, a complexidade do país. Em contexto abertamente regressivo e violento, o que era expressão de proximidade e distanciamento do Brasil na década anterior passa a ser, cada vez mais, expressão de atração misturada a um sentimento de repulsa. Na impossibilidade de exprimir o hibridismo que caracterizava suas produções de modo irônico ou festivo, artistas passam crescentemente a expressá-lo como abjeção, conceito que, no campo disciplinar da psicanálise, remete a uma condição em que o sujeito tem suas certezas postas em cheque e significados antes assentados entram em colapso, provocando uma sensação de alerta e tensão face a esse desamparo.
Ao transformar a alegria pulsante e emancipadora da produção artística da década de 1960 em situações de abjeção, vários artistas fazem confluir e precariamente conviver, em trabalhos feitos na década seguinte, tanto o apreço pelo lugar de vida como a simultânea rejeição a muito do que esse lugar então representava. Trabalhos em que não se discernem mais tão claramente as diferenças entre “simpatia e desgosto” sobre a condição do Brasil, e que de maneiras diversas confrontam o slogan autoritário e dicotômico da ditadura na época: “Brasil: ame-o ou deixe-o”. São trabalhos que embaralham significados (“ame-o e deixo-o amar”, dizia a música cantada pelos Doces Bárbaros) ou que borram as distinções entre o que é próprio do corpo e o que lhe é externo.
Em texto pela primeira vez publicado em 1973, Hélio Oiticica chama a atenção para o fato de a formação cultural do Brasil ser diarreica, resultado de um fluxo de excrementos expelidos de um corpo social que tem fome e que come tudo o que encontra à frente. A fome, talvez, de que falava Glauber Rocha: aquela que se sacia somente através da violência apressada dos famintos. Diante dessa singularidade, diz o artista, haveria duas possibilidades: ou recalcar a diarreia e produzir “a prisão de ventre nacional” (metáfora para o que há de mais regressivo no país), ou “mergulhar na merda” para construir outra possibilidade de Brasil. Uma estratégia possível de combate à condição do subdesenvolvimento no ambiente politicamente restritivo e repressivo do país. Estratégia que implicava, como sugeriu o poeta Jomard Muniz de Britto, tomar o Brasil não como país, mas como abismo e terreiro de contradições; como “câncer coletivo e a força luminosa da escuridão”.
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Ao final de 1961, é criado, no Rio de Janeiro, o Centro Popular de Cultura (CPC), movimento associado à União Nacional dos Estudantes. Sua origem remete à vontade, por parte de um grupo de autores, diretores e atores de teatro, de criar uma dramaturgia voltada à conscientização das camadas mais pobres da população brasileira acerca de sua condição subalternizada na sociedade, tornando-as capazes – esta era a aposta – de transformar esse estado de coisas. A esse agrupamento inicial, que incluía Oduvaldo Vianna Filho e Leon Hirszman, juntaram-se cientistas sociais e escritores, como Carlos Estevam Martins e Ferreira Gullar. Inspirado na experiência do Movimento de Cultura Popular, criado no ano anterior, o CPC comprometia-se a contribuir, por meio de ações culturais diversas, com um projeto mais amplo de emancipação popular. Foi com este intento que seus fundadores buscaram o apoio da organização estudantil, que lhes concedeu estrutura física e articulação com a comunidade universitária. Ao longo dos anos seguintes, mais unidades do Centro Popular de Cultura seriam criadas em outros estados, ainda que cada uma delas mantivesse autonomia para estabelecer programas e realizar projetos.
No campo do teatro, o CPC fez “teatro de agitação” – comentários cênicos realizados nas ruas sobre notícias cotidianas – e produziu, em paralelo, projetos mais elaborados, como as montagens das peças Eles não usam black-tie (Gianfrancesco Guarnieri), Auto dos 99% (Oduvaldo Vianna Filho e outros) e Revolução na América do Sul (Augusto Boal). Na área da música, lançou o disco O povo canta, que incluía a canção de protesto “O subdesenvolvido” (Carlos Lyra e Chico de Assis), bem como promoveu apresentações de “sambistas do morro” para um público que os desconhecia.
No cinema, realizou o filme Cinco vezes favela (Marcos Farias, Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade, Cacá Diegues e Leon Hirszman), além de ser coprodutor, junto ao Movimento de Cultura Popular, do projeto original do filme Cabra marcado pra morrer (Eduardo Coutinho). No campo da editoração, organizou, entre outras, uma série de 27 volumes chamada Cadernos do povo brasileiro. Textos que buscavam introduzir o leitor a temas relevantes ao debate público da época (greve, reforma agrária, desenvolvimento, inflação), pois, como vinha impresso na contracapa dos livros, “somente bem informado o povo consegue emancipar-se”. Os artistas ligados ao CPC ainda participaram da chamada UNE Volante, excursões por diversas cidades brasileiras que tinham como objetivo difundir o trabalho feito e promover a aproximação das lideranças estudantis de organizações operárias e camponesas. O CPC teve destino semelhante ao do Movimento de Cultura Popular, sendo extinto de imediato pelo golpe civil-militar de abril de 1964.
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Cabra marcado pra morrer. Trecho inicial do filme, com imagens feitas em 1964 no Engenho Galileia, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Eduardo Coutinho (diretor). 1984. Cortesia Mapa Filmes
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Cartaz Combata o Analfabetismo. Educação pelo Rádio. Movimento de Cultura Popular. s.d. Acervo Germano Coelho e Norma Coelho
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Cartaz Combata o Analfabetismo. Educação pelo Rádio. Movimento de Cultura Popular. s.d. Acervo Germano Coelho e Norma Coelho
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Diafilme produzido segundo o método Paulo Freire para a alfabetização de adultos. Ministério da Educação e Cultura do Brasil | Programa Nacional de Alfabetização (as dez fichas de cultura iniciais apresentadas são de
autoria de Francisco Brennand). 1963. Cortesia Centro de Referência Paulo Freire
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Em 1961, os compositores Carlos Lyra e Chico de Assis musicaram a peça Um Americano em Brasília, de Chico de Assis e Nelson Lins e Barros, tendo como destaque a canção “O subdesenvolvido”. Lançada em disco no ano seguinte como parte da coletânea O povo canta – uma produção do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes –, a música ironizava a continuada dependência econômica, política e cultural do Brasil em relação a outros países. De letra extensa, “O subdesenvolvido” dissertava, em cada uma de suas muitas estrofes, sobre um período da história do país – de colônia portuguesa aos então dias recentes, quando se fazia mais presente a influência dos Estados Unidos na vida dos brasileiros –, apontando as renovadas formas de exploração de seu povo em benefício do capital estrangeiro. O grande sucesso de “O subdesenvolvido”, principalmente entre estudantes secundaristas e universitários, foi seguido, logo após o golpe civil-militar de 1964, da proibição de ser executada publicamente e da retirada de circulação do disco em que fora gravada.
Não é à toa que o conceito de subdesenvolvimento tenha informado uma das mais populares canções de protesto em um momento de grande efervescência política e cultural no Brasil como foi o início da década de 1960. Embora de origem mais remota, a ideia de subdesenvolvimento ganha conteúdo explicativo novo na década de 1940, como resultado de esforços institucionais feitos para pensar a reconstrução do mundo em um ambiente inteiramente mudado no pós-Segunda Guerra Mundial. Ambiente onde não cabia mais muito daquilo que era antes tomado como dado imutável, tal como as desigualdades nos níveis de vida observadas entre partes diversas do planeta. Foi no âmbito da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – Cepal, órgão criado pelas Nações Unidas em 1948 e sediado no Chile, que o termo subdesenvolvimento adquiriu não somente maior densidade, mas também significados renovados, passando a pautar parte relevante do pensamento econômico e social daquelas regiões. Em termos amplos, a maior novidade da concepção de subdesenvolvimento da Cepal talvez tenha sido o abandono da ideia de que essa condição (com todas as carências materiais e humanas que o definiam) seria um estágio a ser inevitavelmente superado pela aceleração continuada do crescimento econômico. Abandonava-se, portanto, a ideia – de algum modo reconfortante – de que o desenvolvimento era o destino natural dos países subdesenvolvidos, ainda que não houvesse previsão certa para tal mudança. Superar o subdesenvolvimento seria, ao contrário, tarefa custosa e coletiva. Muitos artistas brasileiros fizeram, de seus trabalhos, plataforma para entender e combater essa condição.
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Em paralelo aos movimentos que atavam educação, arte e política no início da década de 1960, emerge e se consolida, no campo cultural do Brasil, o cinema novo. Um cinema que Glauber Rocha definiria como “tecnicamente imperfeito, dramaticamente dissonante, poeticamente revoltado, sociologicamente impreciso como a própria sociologia brasileira oficial, politicamente agressivo e inseguro como as próprias vanguardas políticas brasileiras, violento e triste, muito mais triste que violento, como muito mais triste que alegre é o carnaval”. Explicação sobre fazer cinema (e arte, em geral) em condição de subdesenvolvimento que o crítico e poeta Ferreira Gullar entenderia, em textos feitos à época, como afirmação do “caráter nacional da expressão estética”. Expressão do particular que se traduziu em uma aproximação da dita vanguarda artística brasileira de temáticas e procedimentos então associados à cultura popular. Um avizinhamento que se manteve forte apesar da ruptura institucional de 1964, perdurando, principalmente no teatro, no cinema e na música, até quase o final da década, quando os efeitos da radicalização do caráter violento do regime – repressão, censura, tortura – o desmantelaria quase totalmente. Uma produção na qual o subdesenvolvimento assumia não somente uma conotação de falta, mas, também, de potência de transformação que um entendimento particular do mundo pode possuir.
Falta cuja expressão mais concreta é a fome, à qual o médico e geógrafo Josué de Castro já havia relacionado, no estudo Geografia da Fome (1946), fatores econômicos e sociais. Fome que a escritora Carolina Maria de Jesus afirmava, em seu livro Quarto de despejo. Diário de uma favelada (1960), afetar até mesmo os sentidos da visão, fazendo com que o faminto enxerge todas as coisas banhadas na cor amarela. No texto “Eztetyka da fome”, escrito em 1965, Glauber Rocha destacaria a fome, contudo, não somente como o elemento constitutivo do subdesenvolvimento que melhor sintetiza o sofrimento de muitos; mas, também, como operador central na luta para subverter, a todo custo, as desigualdades que produzem e preservam a falta do que comer para tantos. E a mais nobre manifestação cultural da fome, dizia ele, é a violência. Seria no intervalo entre a fraqueza que a fome causa e a potência emancipadora de uma estética que a considera e incorpora que as razões para sua existência poderiam ser entendidas e atacadas. Intervalo paradoxal entre fraqueza e potência que evoca o lema cunhado pelo artista Hélio Oiticica em 1967: “da adversidade vivemos!”. Esta seria a condição do subdesenvolvido.
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Em texto escrito em 1967 – “Esquema geral da Nova Objetividade” –, Hélio Oiticica resume o que enxergava como características principais de uma arte de vanguarda própria de um país subdesenvolvido, sendo a primeira delas o que chamou de “vontade construtiva geral”. Vontade ancorada em questões políticas, éticas e sociais, as quais animavam sua própria produção no período, incluindo a feitura dos parangolés. Síntese do programa criativo do artista – arte como experiência no mundo –, os parangolés assumiam, na maior parte das vezes, o formato de “capas” feitas com tecido e outros materiais para serem vestidas e animadas por qualquer um. Naquele ano, Hélio Oiticica incorporou, pela primeira vez, a escrita de frases em alguns deles, tais como “da adversidade vivemos”, “incorporo a revolta” e “estamos famintos”, chamando-os de capas protesto.
Em 1968, Caetano Veloso compõe e grava a música Tropicália, faixa de abertura de seu primeiro disco individual e marco inicial do Tropicalismo. Nela, articulava um acolhimento crítico dos arcaísmos culturais, sociais e políticos vigentes no período ditatorial e uma valoração de formas, imagens e gestos próprios de um outro ideário em gestação. Na canção, o “monumento” inaugurado “no planalto central do país” é “bem moderno”, mas “não tem porta”, e sua entrada “é uma rua antiga feia e torta”. Há nela, ainda, a justaposição, sem hierarquias, de bossa e palhoça, de roseiras e urubus, e de samba e bang-bang, reforçando o caráter dualista e desigual próprio dos países subdesenvolvidos. Países que combinam, em aberto paradoxo, situações de atrelamento ao novo – aviões, caminhões, “cinco mil autofalantes” – e de manutenção do antigo – condensada na imagem de “uma criança sorridente, feia e morta” que “estende a mão”, certamente em súplica por comida. O moderno não acaba a fome, antes a reproduz em alguns cantos do mundo.
O que esses e outros artistas (do teatro, do cinema e da música) à época buscavam, para além dos repertórios e conceitos específicos adotados, era a afirmação de um lugar de locução particular. Atitude que está indissoluvelmente ligada ao reconhecimento do subdesenvolvimento como condição, e não como etapa passageira. Condição que é obstáculo e, em simultâneo, oportunidade de gerar pensamento discursivo e performativo original, exigindo, daqueles que vivem sob ela, uma postura ativa de entendimento e de confronto, caso se deseje um dia superá-la. Que exige uma “vontade construtiva geral”. Em 13 dezembro de 1968 é decretado o Ato Institucional Número 5, por meio do qual o governo ditatorial implode, por meios violentos, o ambiente em que essa produção se formava.
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Hino do camponês. Letra de Francisco Julião, Música de Geraldo Menucci. Coral do Movimento de Cultura Popular e Banda da Brigada Militar de Pernambuco. Regência de Geraldo Menucci. s.d. Acervo Fundação Joaquim Nabuco
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Isto não é um prefácio, nem uma apresentação. Não é necessário dizer quem é Abelardo da Hora, nem explicar os "Meninos" que o Movimento de Cultura Popular agora edita.
Em ve¬z de apresentação ou prefácio, dou apenas o testemunho de quem viu e vê os meninos do Recite, no centro da cidade, nos alagados de Santa Amaro, do Coque ou do Chié, nas margens de todos os canais e rios, nos altos córregos da Casa Amarela e Beberibe. Em todos os bairros, em todas as posturas, mas, sempre com a marca da pobreza e do abandono.
Poderia citar estatísticas e dizer quantos são, quantos não têm escolas, quantos não bebem leite. Aqui, porém, não cabem os números, que não podem medir tudo o que existe neste mundo.
Basta ver os meninos, que são como os da zona da Mata. Uns catam siris, outros chupam cana às escondidas, mas todos têm a mesma cara a o mesmo corpo.
Meninos do Recife, que são como os do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Uns têm os pés sujos de lama dos alagados, outros estão cobertos de pó das terras ressequidas, mas, todos precisam de calor humano dos que os querem ajudar.
Meninos do Recife, do Nordeste ou de todas as regiões pobres de Brasil, que precisam de alimento, de roupa a de escola, mas, sobretudo da esperança de dias melhores.
MIGUEL ARRAES
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No Brasil, a condição de subdesenvolvimento se expressava, no início da década de 1950, na profunda desigualdade de possibilidades de vida disponíveis a seus habitantes. Nas cidades, falta de moradia, serviços públicos precários e salários aviltantes para quem conseguia emprego. Parcela grande da população que vivia no campo, por sua vez, não tinha acesso à terra necessária para produzir alimentos e comer, o que gerava conflitos continuados e violentos com latifundiários pela posse e uso produtivo da terra. Subdesenvolvimento manifestado, ainda, nas disparidades econômicas e sociais entre as diferentes regiões do país. A atuação do Estado para superar a condição de subdesenvolvimento do Brasil ganha concretude, em nível federal, no projeto desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, implementado entre 1956 e 1961. Entre as decisões políticas e econômicas tomadas nesse contexto, incluem-se a construção de Brasília e a implantação de ambicioso programa de industrialização, o qual teve, entre seus efeitos mais imediatos, o crescimento da urbanização e a consolidação de uma nova estrutura de classes no país.
O campo artístico antecipa e responde a essas mudanças de maneiras diversas. A partir de São Paulo e, posteriormente, do Rio de Janeiro, emergem e se consolidam, na poesia e nas artes visuais, os movimentos concreto e neoconcreto, os quais propõem uma representação formal e abstrata de um lugar ainda em formação. Movimentos que reinventam a arte construtiva de países desenvolvidos a partir de uma condição de subdesenvolvimento, e que são hegemonicamente tomados como única resposta àquela situação. Em paralelo a essas formulações, contudo, outras figurações do Brasil daquela época estavam também se consolidando; outras formas de confrontar o subdesenvolvimento através da criação artística. No Recife, esse confronto repercutiu nos trabalhos dos artistas reunidos, entre 1952 e 1957, no Atelier Coletivo, formado por, entre outros, Abelardo da Hora, Gilvan Samico, Guita Charifker, Ionaldo Cavalcanti, Ivan Carneiro, José Cláudio, Wellington Virgolino e Wilton de Souza. Produção que expressava uma marcada tomada de posição política contra as desigualdades sociais do país e buscava representar as difíceis condições de vida de camponeses e operários. Em Porto Alegre, proposição semelhante animava o Clube de Gravura criado em 1950 por Carlos Scliar e Vasco Prado, ao qual se associaram, entre outros, Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Mancuso, Danúbio Gonçalves e Ailema Bianchetti. Nos trabalhos de todos, representações de trabalho e de luta anunciavam a dura tarefa de superar a condição de subdesenvolvimento do país.
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No Recife, em 1960, um grupo diverso de pessoas (educadores, artistas, profissionais liberais, estudantes) se associou com um objetivo comum e principal: combater o analfabetismo que afligia a maioria das crianças e adultos pobres na cidade. Condição que estreitava os futuros possíveis dos mais novos e mantinha os mais velhos presos a empregos mal remunerados, além de impedidos de participar de eleições – à época, somente pessoas alfabetizadas possuíam direito a voto. Uma situação que reproduzia e ampliava desigualdades entre habitantes de um mesmo território. Aliando-se ao recém-eleito prefeito Miguel Arraes – primeiro no Recife a fazer do direito à educação pública uma prioridade –, o Movimento de Cultura Popular (MCP) contribuiu para a transformação radical da paisagem social da cidade. Com colaborações de gentes e instituições diversas, em pouco tempo logrou instituir uma até então inexistente rede municipal de escolas populares e um revolucionário programa de alfabetização de adultos.
Para o MCP, o termo cultura popular englobava o conjunto de modos de fazer e de compreender o mundo que informava as vidas das populações mais pobres, usualmente subordinados a outros modos dominantes. Valorá-la equivalia a ativar espaços de pertencimento coletivo de pessoas subalternizadas, de maneira que outros futuros possíveis pudessem ser por elas imaginados. Suas ações não se restringiram, por isso, à educação formal. Desdobrando-as por vários campos, criou galeria de arte e treinou artistas e artesãos; formou grupo experimental de teatro e colocou em palco questões que antes não eram encenadas; contribuiu para a criação de um embrionário cinema popular; aliou letramento e assistência médica; construiu praças de cultura, onde lazer e aprendizado se avizinhavam. E foi nos seus centros de cultura que Paulo Freire primeiro experimentou o método de alfabetização de adultos que logo seria implementado em várias partes do Brasil. Adotou, portanto, ideia de educação integral e comunitária que atravessava disciplinas e que tinha, como objetivo maior, criar condições para a emancipação política de uma população por longo tempo tutelada. A partir de 1963, com a eleição de Miguel Arraes para o Governo de Pernambuco, o MCP foi convocado a irradiar, para todo o estado, a exitosa experiência de atuação na capital. A possibilidade de alfabetizar milhares de trabalhadores rurais – tornando-os, com isso, cidadãos autônomos e com direito a voto – fez também crescer, contudo, a oposição ao Movimento por parte dos que não admitiam mudanças nas excludentes estruturas sociais que vigoravam. Em abril de 1964, o golpe civil-militar poria fim, com violência, a um dos mais originais projetos de educação popular já testados no Brasil.
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O Movimento de Cultura Popular nasceu no Recife. Na cidade proIetária. Nos mocambos dos morros, mangues e alagados. No Recite da insurreição pernambucana. Do nativismo. Da abolição. Das revoluções libertárias.
Foi criado para a emancipação do povo, através da educação e da cultura. Como órgão de caráter técnico. Rigorosamente apolítico. Unindo intelectuais, estudantes e populares. Orgão amplo, pluralista, segundo o modelo da Unesco, porquanto não discrimina filosofia, credo ou convicção ideológica.
Do Nordeste, das terras históricas do Arraial de Bom Jesus - em cuja elevação se situa a sua sede - guarda o MCP o espírito de luta. De autodeterminação. De fidelidade às tradições culturais do país. Da responsabilidade quanto à sua independência definitiva.
Ideais que o MCP procura atingir educando não só a criança. Mas o adolescente. E também o adulto. Educando, através de escolas comuns. De processos informais, nas praças públicas e em plena rua. Educando pelo rádio. Pelo cinema. Pela televisão. Pela imprensa. Explorando novos métodos e técnicas de educação. Experimentando. Adaptando. Criando.
Para deflagrar, na comunidade, a paixão do saber, o MCP tudo mobiliza. O diversificado e denso folclore do Nordeste. As artes plásticas e o artesanato. O teatro. A música, o canto e a dança. A literatura. A ciência. A pesquisa. Os esportes. Atividades sem conta, que se institucionalizam em escolas, bibliotecas, conjuntos teatrais, centros de cultura, círculos de leitura, museus, galerias de arte, centros artesanais, praças de cultura, cine-clubes, discotecas, tele-clubes, festas populares, semanas de estudos e festivais.
Nesse espírito, inicia o MCP o seu plano editorial. Inaugura a Coleção de Cultura Popular. Aberta a todos os problemas da educação, da ciência e da cultura. A contribuição brasileira. As experiências internacionais.
Inicia com o trabalho de Abelardo da Hora, diretor da Divisão de Artes Plásticas e Artesanatos do MCP e membro do Conselho de Direção. Meninos do Recife constitui um protesto do Movimento de Cultura Popular contra a miséria, a doença, o desemprego e a fome.
GERMANO COELHO
Presidente do MCP
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O sentimento de que o subdesenvolvimento do Brasil resultava de uma relação de subordinação política e econômica a países desenvolvidos – impossível de ser superada com o mero passar do tempo – começa a ser expresso, no campo da criação artística, já na década de 1930. Romances como O quinze (1930), de Rachel de Queiroz, e Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos – ambos expondo os danos humanos das recorrentes temporadas de seca no Nordeste do Brasil –, seriam exemplares daquilo que o crítico Antonio Candido certa vez nomeou de “pré-consciência” do subdesenvolvimento. Assim como o seriam várias das pinturas feitas à época por Candido Portinari e Lula Cardoso Ayres, figurando desespero, morte ou fuga de um território marcado pela falta de quase tudo. Textos e imagens que sugeriam, de modos diversos, que as condições degradantes das vidas ali descritas eram consequência da “espoliação econômica” que estruturava o sistema inteiro, e não do “destino individual” de qualquer pessoa. Dessa produção resultaria a incorporação, no âmbito da arte, de um temário que evidenciava a pobreza e o sofrimento vividos por parte grande da população do país. Assuntos que contrastavam com a representação pitoresca dessa paisagem humana que até pouco antes era hegemônica no Brasil.
A fome ronda quase todas as primeiras representações do subdesenvolvimento no país. E não somente em regiões rurais, sendo elemento central nas tramas urbanas de livros como Os ratos (1935), de Dyonélio Machado, ou Capitães da areia (1937), de Jorge Amado. A fome está também presente nas fotografias, publicadas em jornais do Ceará, que registram a retenção, em campos de concentração construídos pelos governantes, da população que fugia dos efeitos das recorrentes estiagens no sertão em direção à capital do estado. Fome como questão crucial ao entendimento do que é subdesenvolvimento e, por isso mesmo, rejeitada por aqueles que, para enfrentá-la, necessitariam mudar as estruturas que produzem falta de alimentos para muitos, enquanto asseguram vida farta para poucos. No poema “Tem gente com fome” (1944), Solano Trindade associa a falta de ter o que comer às condições precárias de vida das populações periféricas (e predominante negras) do Brasil: “Tantas caras tristes / querendo chegar / em algum destino / em algum lugar”. Enunciação, contudo, que é constantemente silenciada: “Mas o freio de ar / todo autoritário / manda o trem calar / Psiuuuuuuuuu”. Não foi sem motivo, afinal, que, ao ser publicado, o próprio poema terminou censurado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas. A escultura A fome e o brado (1947), de Abelardo da Hora, anuncia, contudo, a centralidade que o tema iria assumir no embate político e artístico nas décadas seguintes no país.
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Um artista é um ser que facilmente se coloca em tensão, ante a beleza que percebe nas formas ou vibrando para obtê-la ao mostrar coisas que, em alguns de seus aspectos, não são belas. Mas que podem ser transpostas pelo lápis ou pincel numa expressividade simultaneamente dotada de calor humano e harmonia geral.
Os meninos do Recife possuem, evidentemente, a vitalidade que caracteriza a infância, mesmo nos ambientes desprotegidos da fortuna. Frequentemente magras o esquálidas, em decorrência da luta pertinaz de suas famílias contra cruel miséria – que remonta a geração e é impiedosa – elas nunca deixam de possuir uma chama de esperança que Abelardo captou, com poesia e amor, ao fixá-la num realismo gráfico de caracter expressionista.
O grande escultor o desenhista do Recife é um produto da terra o um assombro de fidelidade a si próprio e ao seu povo. Homem de fogo, resistindo como o sertanejo mais forte às inclemências da vida e do meio, Abelardo é das maiores expressões da verdadeira autenticidade de um homem de cultura no Nordeste do Brasil.
O possível transforma-se nesse artista, no realizado. Sensível aos valores plásticos e visuais do modernismo, Abelardo exerce sua emocionalidade no âmbito dos temas humanos da desgraça profunda de nossa gente. No artista ela supera o cotidiano e eterniza-se no traço e no claro-escuro de um desenho novo, não retórico, na sua essencialidade figurativa.
Todo o Recife, o nosso Nordeste, boa parte do mais profundamente brasileiro da atualidade do país, permanece nesta obra gráfica de Abelardo da Hora. Sua arte não é episódica, nem faz concessões. Ela resulta de um domínio do visual-plástico decorrente da maturidade do artista e de uma penetração na alma e conjugação com o povo de sua cidade. "Meninos do Recife" são obra de arte que ficará e cuja reprodução em álbuns é útil e fecunda. A marginalidade do artista moderno pode desaparecer ao contacto com a região e o humano. É o que nos assevera a criação desse artista telúrico e autêntico, quase brutal nas suas raízes permanentes a locais, que é o autor dos desenhos aqui reunidos, por iniciativa justa do M.C.P. do Recife.
MARIO BARATA
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Nos termos da Portaria 3.083, de 25.09.2013, do Ministério da Justiça, informamos que o Alvará de Funcionamento deste CCBB tem número 489095, de 03.01.2001, sem vencimento.


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