#: locale=pt ## Action ### URL PopupWebFrameBehaviour_6A1C948E_7408_079A_41D7_99D64E195068.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g2-p1 PopupWebFrameBehaviour_6AEB21B6_7408_018A_41D5_B9BB5102BFB0.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g2-p1 PopupWebFrameBehaviour_6A3CA78E_7408_019B_41DA_7E477F56040E.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g2-p4 PopupWebFrameBehaviour_6A039615_7408_028E_41D1_702BEA99EE87.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g3-p1 PopupWebFrameBehaviour_59CE7C13_7438_068A_41D1_BB4D15D30B95.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g3-p1 PopupWebFrameBehaviour_50242F02_7438_028B_41C4_047B896E4604.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g3-p2 PopupWebFrameBehaviour_501BD695_7438_038E_41D9_4A0C121ED380.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g3-p3 PopupWebFrameBehaviour_57890F47_7438_028A_41CA_3D7199C56DB8.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g3-p3 PopupWebFrameBehaviour_57A85820_7438_0E86_41DA_5839C8A319AE.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#g3-p4 PopupWebFrameBehaviour_6A2C479A_7408_01BA_41C2_A4CB29B60DC8.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#galeria1 PopupWebFrameBehaviour_6A92EB84_7408_018E_4176_5D35ADF6E09F.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#galeria2 PopupWebFrameBehaviour_532850D6_743B_FF8A_41D9_2F799472BADA.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguia/#galeria3 PopupWebFrameBehaviour_6A31DF97_7418_018A_41C6_DD811B17DAED.url = https://tourvirtual360.com.br/arl/audioguiatatil/#bebado WebFrame_22F9EEFF_0C1A_2293_4165_411D4444EFEA_mobile.url = https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d530.3125374539522!2d-43.94149604109386!3d-19.93183742707997!2m3!1f90!2f39.095826280902806!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f35!3m3!1m2!1s0xa699ddad343abd%3A0xd8b752f6269eb904!2sPra%C3%A7a%20da%20Liberdade%2C%20450%20-%20Savassi%2C%20Belo%20Horizonte%20-%20MG%2C%2030140-010!5e1!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1707066088117!5m2!1spt-BR!2sbr WebFrame_22F9EEFF_0C1A_2293_4165_411D4444EFEA.url = https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d530.3125374539522!2d-43.94149604109386!3d-19.93183742707997!2m3!1f90!2f39.095826280902806!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f35!3m3!1m2!1s0xa699ddad343abd%3A0xd8b752f6269eb904!2sPra%C3%A7a%20da%20Liberdade%2C%20450%20-%20Savassi%2C%20Belo%20Horizonte%20-%20MG%2C%2030140-010!5e1!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1707066088117!5m2!1spt-BR!2sbr LinkBehaviour_42BEC403_7418_0689_41CC_DA3CDCCA79F3.source = https://www.tourvirtual360.com.br/ LinkBehaviour_4DFFE79A_7408_01BB_41D0_04C0F97F3E05.source = https://www.tourvirtual360.com.br/ ## Media ### Description album_7ED3EE82_6CA4_4DE8_41C4_7DEDD658C2C7_8.description = Abacaxi, sem data | Tinta e caneta em papel cartão | 22x30cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_7.description = Almirante Mandarete, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19x26cm album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_2.description = Avião e Santo Dumonte, 1993 | Tinta sobre placa de madeira | 55x40cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_4.description = Bêbado com cachimbo, sem data | Giz e caneta sobre papel cartão | 15x20cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_5.description = Bêbado com cigarro I, 1986 | Tinta e caneta sobre papel cartão | 15x21cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_6.description = Bêbado com cigarro II, 1987 | Tinta e caneta sobre papel cartão | 13x16cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_1.description = Bêbado com cigarro III, 1986 | Tinta sobre papel cartão | 12x17cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_7.description = Bêbado com cigarro IV, 1983 | Tinta e caneta em papel cartão | 15x20cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_3.description = Bêbado com cigarro V, sem data | Tinta e caneta sobre chapa de madeira | 18x24cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_0.description = Bêbado de Campinas, sem data | Caneta esferográfica, tinta, canetão sobre papel cartão | 22x30cm album_7FFE36A7_6CA4_DD29_41D1_2045E46AEF47_3.description = Capivara Fêmea, 1989 | Tinta sobre placa de metal | 26x17cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_4.description = Carlos Drummond de Andrade, 1993 | Tinta sobre placa de metal | 9x26cm album_7D0B4DF5_6CA4_4F28_41D5_793D1BC806FF_13.description = Carro de família I, sem data | Foto na madeira com interação colorida | 28x20cm album_7D0BADF6_6CA4_4F28_41AA_693F2CF70AC9_15.description = Carro de família II, sem data | Foto na madeira com interação colorida | 28x20cm album_56D5D73C_6E2F_4EE4_41A4_A764B558D660_1.description = Carro, 1993/1994 | Tinta e caneta sobre chapa de madeira | 60x50cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_7.description = Casal, sem data | Foto | 32x26cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_3.description = Casamento, sem data | Foto | 39x29cm album_7FFEF6A8_6CA4_DD27_41D0_8FF3904F2782_4.description = Cavalo Marinho, sem data | Tinta e canetão em papel cartão | 19x26cm album_7D0B5DF5_6CA4_4F28_41B0_CB40CC76EC70_12.description = Cavalo, sem data | Foto na madeira com interação colorida | 32x23cm album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_18.description = Coelho, sem data | Tinta, caneta e giz em papel | 16x20cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_1.description = Crianças da igreja, sem data | Foto na madeira com interação colorida | 28x19cm album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_0.description = Deus proteja esta casa I, 1981 | Tinta e caneta sobre tela | 100x60cm album_7ECC1E80_6CA4_4DE8_41CB_FBD1433DAD5B_1.description = Deus proteja esta casa II, 1979 | Tinta e caneta sobre tela | 100x60cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_6.description = Dinheiro na mão, sem data | Foto | 18x22cm album_55B25F72_6E2C_DD7D_41CA_3A5C73C7A2D4_5.description = Edifício São Paulo, sem data | Tinta e caneta sobre papel cartão | 34x39cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_8.description = Esposa, sem data | Foto com interação colorida | 20x28cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_0.description = Exposição, sem data | Foto | 24x18cm album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_16.description = Flor I, 1979 | Tinta e caneta em papel pautado | 14x20cm album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_17.description = Flor II, 1979 | Tinta e caneta em papel pautado | 15x21cm album_55B26F71_6E2C_DD7F_41D5_3515C1107940_2.description = Fábricas, 1977 | Tinta e caneta sobre papel cartão (caixa de sapato) | 45x32cm album_55FA2076_6E2C_C365_41D0_AD70E2648DBD_0.description = Galinha, 1995 | Tinta e caneta sobre chapa de madeira Paint and pen on wooden sheet | 55x41cm album_7FFEA6AA_6CA4_DD3B_41CE_324247A6CEC7_6.description = Galo, sem data | Tinta e caneta em papel cartão | 19x26cm album_7ECCEE7F_6CA4_4D18_41D6_254D1B2CC379_0.description = Galos, 1988 | Tinta sobre tela | 61x51cm album_7ED3DE82_6CA4_4DE8_41DA_819701561094_7.description = Gato, 1986 | Tinta e caneta em papel cartão | 47,5x33cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_0.description = Getúlio Vargas, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19x27cm album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_2.description = Homem de chapéu, 1986 | Tinta sobre papel cartão | 12x17cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_1.description = José Linhares, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19x27cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_2.description = José de Anchieta, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19x27cm album_55B24F71_6E2C_DD7F_41D7_372A599193B2_4.description = La Le Li Lo Lu, 1977 | Tinta e caneta sobre papel cartão (caixa de sapato) | 40x29cm album_7FFED6A9_6CA4_DD39_41D6_52EEB6A6CF8F_5.description = Macaco, 1961 | Tinta sobre chapa de madeira | 50x40cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_6.description = Marechal Deodoro, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19x26cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_5.description = Martim Afonso de Sousa, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19x27cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_10.description = Menina na panela, sem data | Foto | 32x24cm album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_2.description = Moça na Praia, sem data | Tinta e canetão em papel cartão | 31x40cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_11.description = Moça, sem data | Foto com interação colorida | 19x25cm album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_15.description = Natal, sem data | Tinta, caneta e giz em papel | 22x30cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_8.description = Nilo Peçanha, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19,5x26,5cm album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_5.description = Noiva, 1973 | Tinta e caneta sobre chapa de madeira | 44x64cm album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_4.description = Nossa Senhora Aparecida, 1989 | Tinta sobre placa de metal | 18x26cm album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_1.description = Nossa Senhora Padroeira do Brasil, 1981 | Tinta e caneta sobre tela | 70x120cm album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_3.description = Nossa Senhora e Cajus, 1981 | Tinta e caneta sobre tela | 84x114cm album_55FA2076_6E2C_C365_41D0_AD70E2648DBD_1.description = O galo é marido da galinha I, sem data | Tinta e caneta sobre chapa de madeira | 60x72cm album_7FFD46AE_6CA4_DD3B_41AF_7EBABBDC1085_10.description = O galo é marido da galinha II, 1987 | Tinta e caneta sobre madeirite e metal | 33x49cm album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_1.description = Onça Pintor, sem data | Tinta e caneta sobre chapa de madeira | 61x50cm album_56D5D73C_6E2F_4EE4_41A4_A764B558D660_0.description = Padeiro, 1994 | Tinta e caneta sobre chapa de madeira | 50x40cm album_7ED3FE82_6CA4_4DE8_41B6_79A03699C2BF_9.description = Peixes, sem data | Tinta e caneta em papel | 43x32cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_5.description = Retrato, sem data | Foto | 21x29cm album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_3.description = Rui Barbosa, 1990 | Tinta sobre placa de metal | 19x27cm album_7FFE56A6_6CA4_DD2B_41D8_D1F53DB6532F_2.description = Sapo, 1988 | Tinta sobre placa de metal | 25x18cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_2.description = Saída do culto, sem data | Foto | 32x22cm album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_3.description = Sereia, 1990 | Tinta e caneta sobre chapa de madeira | 50x60cm album_7FFDF6AF_6CA4_DD39_41AC_D5F2C828F146_12.description = Vaca I, 1986 | Tinta sobre papel cartão | 18,5x16cm album_7FFDE6B0_6CA4_DD27_41D2_F55CB2911BD0_13.description = Vaca II, sem data | Giz e caneta em papel cartão | 18,5x13,5cm album_7FFD36AF_6CA4_DD39_41C1_48B8E222C35C_11.description = Vaca mulher do boi, 1969 | Caneta e tinta sobre lona | 34x51cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_4.description = Viaduto, sem data | Foto na madeira com interação colorida | 32x23cm album_55B27F71_6E2C_DD7F_41CE_824B23674481_3.description = Vila Popular, 1977 | Tinta e caneta sobre papel cartão (caixa de sapato) | 37x23cm album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_9.description = oledad, sem data | Reprodução com interações no verso | 29x36cm album_55FA2076_6E2C_C365_41D0_AD70E2648DBD_2.description = Árvore, sem data | Tinta, caneta e giz em papel | 19x26cm album_7D0BBDF6_6CA4_4F28_41D9_29DB21B91927_14.description = Ônibus, sem data | Foto na madeira com interação colorida | 39x28cm ### Title album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D.label = Animais, flores & frutos 1 album_7FFF36A2_6CA4_DD2B_41D0_70EDDB890831.label = Animais, flores & frutos 2 album_7ECC8E7F_6CA4_4D18_41D5_533772C5C451.label = Animais, flores & frutos 3 album_55FA2076_6E2C_C365_41D0_AD70E2648DBD.label = Animais, flores & frutos 4 panorama_59A3BB99_6E3D_45AF_41B0_1929FB7B9306.label = Balcão album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36.label = Bebado panorama_59AC11A9_6E3B_C5EF_41D6_EBB1E9314E47.label = Bêbado panorama_585044CE_6E3C_C3A4_41D8_F06B42ACA54F.label = Entrada panorama_59AEEC4B_6E35_42A3_41D0_F5E042C88F02.label = Frutos, flores & animais panorama_599B00AE_6E35_C3E4_41C1_D118B888CA1F.label = Frutos, flores & animais panorama_59AFD5F7_6E35_CD63_41D4_F21DBDBB7A79.label = Frutos, flores & animais album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_0.label = G1-1 Deus proteja esta casa I album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_1.label = G1-2 Onca Pintor album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_2.label = G1-3 Avião e Santos Dumond album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E_3.label = G1-4 Nossa Senhora e Cajus album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_1.label = G2-1 Nossa Senhora Padroeira do Brasil album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_2.label = G2-2 Moça na Praia album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_3.label = G2-3 Sereia album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_4.label = G2-4 Nossa Senhora Aparecida album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7_5.label = G2-5 Noiva album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_0.label = G2-P1-1 Exposição album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_1.label = G2-P1-2 Criancas da igreja album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_2.label = G2-P1-3 Saida do culto album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_3.label = G2-P1-4 Casamento album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_4.label = G2-P1-5 Viaduto album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_5.label = G2-P2-1 Retrato album_7D0BBDF6_6CA4_4F28_41D9_29DB21B91927_14.label = G2-P2-10 Onibus album_7D0BADF6_6CA4_4F28_41AA_693F2CF70AC9_15.label = G2-P2-11 Carro Familia 2 album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_6.label = G2-P2-2 Dinheiro na mão album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_7.label = G2-P2-3 Casal album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_8.label = G2-P2-4 Esposa album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_9.label = G2-P2-5 Soledad album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_10.label = G2-P2-6 Menina na panela album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34_11.label = G2-P2-7 Moca album_7D0B5DF5_6CA4_4F28_41B0_CB40CC76EC70_12.label = G2-P2-8 Cavalo album_7D0B4DF5_6CA4_4F28_41D5_793D1BC806FF_13.label = G2-P2-9 Carro Familia 1 album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_0.label = G2-P3-1 Bebado Campinas album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_1.label = G2-P3-2 Bêbado com cigarro III album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_2.label = G2-P3-3 Homem de chapéu album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_3.label = G2-P3-4 Bêbado com cigarro V album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_4.label = G2-P4-1 Bêbado com cachimbo album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_5.label = G2-P4-2 Bebado com cigarro 1 album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_6.label = G2-P4-3 Bebado com cigarro 2 album_55C27606_6E2C_CEA5_41A7_17F911752D36_7.label = G2-P4-4 Bêbado com cigarro IV album_56D5D73C_6E2F_4EE4_41A4_A764B558D660_0.label = G3-P1-1 Padeiro album_56D5D73C_6E2F_4EE4_41A4_A764B558D660_1.label = G3-P1-2 Carro album_55B26F71_6E2C_DD7F_41D5_3515C1107940_2.label = G3-P1-3 Fabrica album_55B27F71_6E2C_DD7F_41CE_824B23674481_3.label = G3-P1-4 Vila Popular album_55B24F71_6E2C_DD7F_41D7_372A599193B2_4.label = G3-P1-5 La Le Li Lo Lu album_55B25F72_6E2C_DD7D_41CA_3A5C73C7A2D4_5.label = G3-P1-6 Edificio Sao Paulo album_55FA2076_6E2C_C365_41D0_AD70E2648DBD_0.label = G3-P2-1 Galinha album_55FA2076_6E2C_C365_41D0_AD70E2648DBD_1.label = G3-P2-2 marido da galinha I album_55FA2076_6E2C_C365_41D0_AD70E2648DBD_2.label = G3-P2-3 Arvore album_7ECCEE7F_6CA4_4D18_41D6_254D1B2CC379_0.label = G3-P3-1 Galos album_7ED3FE82_6CA4_4DE8_41B6_79A03699C2BF_9.label = G3-P3-10 Peixes album_7FFD46AE_6CA4_DD3B_41AF_7EBABBDC1085_10.label = G3-P3-11 O galo é marido da galinha II album_7FFD36AF_6CA4_DD39_41C1_48B8E222C35C_11.label = G3-P3-12 Vaca mulher do boi album_7FFDF6AF_6CA4_DD39_41AC_D5F2C828F146_12.label = G3-P3-13 Vaca I album_7FFDE6B0_6CA4_DD27_41D2_F55CB2911BD0_13.label = G3-P3-14 Vaca II album_7ECC1E80_6CA4_4DE8_41CB_FBD1433DAD5B_1.label = G3-P3-2 Deus proteja esta casa II album_7FFE56A6_6CA4_DD2B_41D8_D1F53DB6532F_2.label = G3-P3-3 Sapo album_7FFE36A7_6CA4_DD29_41D1_2045E46AEF47_3.label = G3-P3-4 Capivara Fêmea album_7FFEF6A8_6CA4_DD27_41D0_8FF3904F2782_4.label = G3-P3-5 Cavalo Marinho album_7FFED6A9_6CA4_DD39_41D6_52EEB6A6CF8F_5.label = G3-P3-6 Macaco album_7FFEA6AA_6CA4_DD3B_41CE_324247A6CEC7_6.label = G3-P3-7 Galo album_7ED3DE82_6CA4_4DE8_41DA_819701561094_7.label = G3-P3-8 Gato album_7ED3EE82_6CA4_4DE8_41C4_7DEDD658C2C7_8.label = G3-P3-9 Abacaxi album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_15.label = G3-P4-2 Natal album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_16.label = G3-P4-3 Flor I album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_17.label = G3-P4-4 Flor II album_568AD44A_6E2B_C2AD_41D8_6D96B8B0705D_18.label = G3-P4-5 Coelho album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_0.label = G3-S-1 Getúlio Vargas ou Monteiro Lobato album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_1.label = G3-S-2 José Linhares album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_2.label = G3-S-3 José de Anchieta album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_3.label = G3-S-4 Rui Barbosa album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_4.label = G3-S-5 Carlos Drummond de Andrade album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_5.label = G3-S-6 Martim Afonso de Sousa album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_6.label = G3-S-7 Marechal Deodoro album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_7.label = G3-S-8 Almirante Mandarete album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239_8.label = G3-S-9 Nilo Peçanha panorama_59931510_6E3B_C2BD_4198_A2B27DE50E7D.label = Mulheres e Santas panorama_59A69A58_6E3B_46AD_41C3_6F3D31F16180.label = Mulheres e Santas album_57045041_6E2B_429C_41D2_4496B0D4A4B7.label = Mulheres e Santas panorama_59929732_6E3B_4EFD_41A5_0D4A7C7230FD.label = Mulheres e Santas panorama_59BE229F_6E3B_47A4_41C7_4185EBD400A2.label = Mulheres e santas - verso dos quadros album_550F4478_6E2D_436D_4157_395B18347E34.label = O fotográfo album_7D090DED_6CA4_4F38_41CE_88C04B34AD77.label = O fotográfo 2 panorama_59919D43_6E3B_42A3_41AD_9DF647E600C9.label = O fotógrafo panorama_59BAEA39_6E34_C6EC_41D5_D92417CCDB7A.label = O fotógrafo panorama_59A399E4_6E3D_4565_41C6_A53E53010C36.label = Obras táteis album_56F47EB5_6E55_7FE4_41CB_A07ABA431239.label = Personalidades panorama_59AAEB31_6E35_46FF_41CA_BE73BCF09E0B.label = Personalidades panorama_5996D8D0_6E35_43BD_41D3_DBB6955A4983.label = Personalidades panorama_59A8EF50_6E35_5EBD_41D2_59E49CA8124E.label = Personalidades - verso dos quadros panorama_59AB5B09_6E34_C6AF_41CF_83ED0AB76F4F.label = Personalidades - verso dos quadros panorama_5993E5CB_6E34_CDA3_41D5_B0D20320EF86.label = Recortes da cidade panorama_59A18B6C_6E34_C565_41C6_137A4EEB723D.label = Recortes da cidade album_56D5D73C_6E2F_4EE4_41A4_A764B558D660.label = Recortes da cidade 2 panorama_59BBCB80_6E3D_C59D_4195_799871C50A34.label = Textos construtivos album_573821A8_6E34_C5ED_41BB_60EB6F1E2C0E.label = Vida panorama_5994DE28_6E3C_BEED_41D2_8313536B1D68.label = Vida panorama_59B22245_6E3C_C6A7_41A5_80269B4C9D11.label = Vida panorama_59958A7D_6E3D_C766_41D7_F86B3796BEA6.label = Vida - verso dos quadros panorama_59B82DDA_6E3D_BDAC_41D9_6FA908B0704C.label = Vida - verso dos quadros panorama_59AF692B_6E3C_C2EC_41C1_6F8A6A03C89B.label = Vitrine panorama_59AB7911_6E3C_C2BC_41C1_2D183B7774FC.label = Vitrine panorama_59A52891_6E3D_43BF_41BC_3947D0E40C2B.label = Vitrine album_558D1F6F_6E2C_DD63_41A3_B465BABFCAA4.label = Álbum de Fotos G3-P1-1 Padeiro ## Popup ### Body htmlText_43641D78_6E2D_5D6C_41B6_E9D4AB7FDB39.html =
Antônio Roseno de Lima nasceu em Alexandria, Rio Grande do Norte, em 1926. De sua cidade natal, como tantos outros, foi para o centro-sul do Brasil fugindo da seca e jamais fez o caminho de volta. Veio para São Paulo deixando mulher e cinco filhos, sonhando em trabalhar e ganhar muito dinheiro.
Em 1961, aos 35 anos de idade, fez um curso de fotografia e passou a exercer o ofício registrando o cotidiano de crianças – além de aniversários e casamentos – e as fotos logo ganharam as nuances de seus traços.
Mudou-se para a favela Três Marias (Campinas) em 1976 e viveu ali até a sua morte, em junho de 1998. Em um barraco miserável, pintava em cima de uma mesa abarrotada de papéis e objetos, onde também comia e contava o dinheiro que recebia das crianças da favela em troca de doces.
Tinha compulsão pelo registro de seu cotidiano em tudo que poderia ser utilizado, trabalhando em séries nas quais repetia a mesma figura inúmeras vezes, usando sempre materiais precários: pedaços de latas retirados dos entulhos, papelões, madeira, esmalte sintético das sobras das latas utilizadas para pintar portas e janelas encontradas no lixo. Sua obra contém códigos que permeiam todo o processo criativo, em um minucioso exercício artesanal, com destaque para a assinatura A.R.L., tão cara a um artista semianalfabeto.
Mesmo com o apadrinhamento do professor Geraldo Porto, participou de poucas exposições, sendo a primeira individual na Casa Triângulo (São Paulo) em 1991, seguida pela coletiva A pintura em Campinas: o contemporâneo no Centro de Informática e Cultura, em 1992. Ainda fez uma individual na Cavin Morris Gallery em Nova Iorque, em 1995.
Uma faxina para afugentar ratos e baratas de seu barraco fez com que pelo menos 500 de suas obras fossem parar no caminhão de lixo. Ainda assim, uma grande coleção das suas melhores fotografias está hoje no Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas e suas pinturas entraram no acervo de importantes museus, como a famosa Collection de l’Art Brut, de Lausanne, Suíça e o Museu Haus Cajeth, em Heidelberg, na Alemanha.
htmlText_5E539434_6E2D_42E5_41B0_111A4C0F28C7.html =
Frutos, flores & animais
Composições ingênuas de campos floridos (sempre assinados e datados – o dia exato da fundação de um desenho era muito importante) surgiram na obra de A.R.L., quando ele comprou de um camelô um aparelho plástico para desenhar flores. Ademais, animais habitavam o mundo do artista: galos, sapos, cavalos, gatos, cavalos-marinhos, capivaras, onças (objeto de medo e reverência no sertão nordestino, afinal, a história de Roseno era sua fonte); eles eram organizados em pares, casais, famílias com prole e, por meio da palavra, o pintor os vinculava – tal qual em “Boi Marido da Vaca” – como se cada animal dependesse do outro que lhe completa. Na série de onças, o ponto foi usado como figura, representando suas pintas e constituindo um padrão de pontos pretos sobre fundo geralmente branco, modelo decorativo de artistas ditos primitivos e de pinturas indígenas. Em especial nas pinturas de vacas, percebem-se traços “picassianos”. Quando A.R.L. gostava de algum desenho, recortava-o em latas de vários tamanhos para usar de modelo, utilizando-se também de outros materiais como a lã, que ele priorizava em época de frio.
Mulheres e Santas
Uma imagem sobre a qual o artista também se debruçou foi a mulher. Sereias e Nossa Senhora Aparecida são grandes personagens femininas de Roseno. Ele afirmava: “Nunca tive amor na vida”, fato curioso devido à existência e presença de Soledade – sua companheira por quase quarenta anos. Ainda assim, mesmo que brigassem, os dois eram companheiros e amigos, admiravam-se e respeitavam-se. Segundo Soledade, Antônio não bebia, nem fumava e ainda tinha quatorze profissões: fazia perfume, brilhantina, pó de arroz, creolina, doce, quadro, colher de pau, gaiola. Além disso, ela se sentia cuidada, pois Roseno nunca lhe comprava um sapato – e sim, no mínimo, três – assim como demonstrava grande alegria quando ela retornava de viagens.
htmlText_5E2C0743_6EDD_4EA3_41D4_FC4FDD48301B.html =
O bêbado
A série O Bêbado foi a primeira guardada por A.R.L. e o projetou internacionalmente como artista, pois estampa livros importantes como L’art Brut, de Lucienne Peiry. Iniciada em mil novecentos e setenta e cinco, inspirou-se em uma gravura de bares com o rosto de olhos embaralhados e alucinado pela bebida. Nela, está uma forte marca da obra do artista: cores chapadas (feitas com esmalte sintético puro, sem meios-tons ou efeito de claro-escuro), assim como o uso de palavras. Roseno era semianalfabeto; as palavras eram parte de sua expressão poética, como uma espécie de signos herméticos, expostos respeitando a anterioridade das figuras e evidenciando desconhecimento de regras gramaticais. Apresentado por jornais como favelado, semianalfabeto e doente, A.R.L. reagiu a tais rótulos escrevendo em vários quadros, em letras garrafais: “sou um homem muito inteligente”.
Recortes da cidade
Muitas das aspirações de A.R.L. foram vividas apenas em sua imaginação e concretizadas em pinturas, nas quais criou a casa bonita, colorida, com luz elétrica, o prédio moderno e a fábrica onde almejou trabalhar. O dinheiro, elemento da arte gráfica, aparece na obra de Roseno; notas fora de circulação estampavam, paradoxalmente, as paredes de seu barraco numa espécie de brincadeira com o desejo de fama e fortuna: ele presenteava amigos com fotografias, nas quais trocava o busto por fotos suas e da companheira Soledade. A grande curiosidade do artista por idade, data da fundação de cidades, surgimento de invenções como o fósforo, o avião, a máquina de escrever é outro tema. Esse encantamento pela criatividade humana se traduzia na repetição dessas informações em suas pinturas, as quais apresentam outra característica marcante de sua obra: figuras contornadas de preto (um destaque aos fundos chapados em cores fortes) e moldura da pintura também delimitada por uma linha preta fechando o campo da figura.
htmlText_5E694B52_6EDD_46BD_41D2_0E8DFD2030C5.html =
Personalidades
Na mídia e em uma coleção da Enciclopédia Escolar do Ensino Renovado (garantia dada por um homem que lhe comprou maços de cigarro), A.R.L. buscou inspiração para a sua galeria de notáveis (generalizados sob a categoria Presidentes), na qual retratou Afonso Pena, Nilo Peçanha, Marechal Deodoro, Getúlio Vargas, Almirante Tamandaré, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Atílio Fontana e Santos Dumont, seu maior ídolo (fato relacionado, provavelmente, ao sonho de ser um pássaro e voar por aí). Também aqui se encontra o autorretrato, evidenciando seu desejo de reconhecimento social por figurar ao lado de personalidades. Em todos os quadros, ele anexava um pequeno bilhete, no qual informava materiais, processo de criação, execução, conservação da pintura e arrematava: “Quem pegar esse desenho guarda com carinho. Pode lavar. Só não pode arranhar. Fica para filhos e netos. Tendo zelo atura meio século.”
O fotógrafo
A fotografia foi uma grande paixão para A.R.L.; quando começou a trabalhar na cidade de São Paulo, tinha um estúdio comercial seu, o qual foi mantido no interior, em Indaiatuba, e referenciado em suas pinturas mesmo depois de fechado por falta de recursos. As poses frontais e estáticas dos retratos pintados eram as mesmas poses paralisadas das fotografias. Ele marcou em pinturas alguns dos temas já fotografados antes, como se pode observar em O Menino, por exemplo. Sua assinatura (abreviada ou por extenso) e sua profissão de fotógrafo (seu orgulho) se repetem centenas de vezes em cartolinas restantes das aparas de desenhos, como se bordasse um tecido infinito pela afirmação de seu nome, sua identidade, seu trabalho e sua profissão. Sabia ele que aquele que assina o próprio nome não é mais um analfabeto e aquele que tem uma profissão não é mais um marginal.
htmlText_5892776E_6E3C_CD65_41CE_20AC61352205.html =
“Quem pegar esse desenho guarde com carinho”.
A busca pela beleza é humana, moderna e eterna. Eu a encontrei na favela Três Marias, num barraco feito de lixo. Descobri-a numa pintura de esmalte sintético brilhante sobre lata de óleo. O autor dela era Antônio Roseno de Lima (na época com 65 anos de idade), nordestino analfabeto, doceiro da Estação da Luz, fotógrafo, pintor, diabético que “sofria dos nervos” e sorria feito criança.
Roseno era um choque. Significava a possibilidade da arte. Mais: a possibilidade da pintura. Residente sobrevivência. Pintura crua, bruta, original. Poesia no lixo. Lixo poético. Parecia impossível imaginar que, na extrema pobreza, alguém se sentiria compelido a produzir alguma coisa que não fosse a busca da sobrevivência. Entretanto, Roseno partia de um ponto zero da emoção frente à beleza, “fundando” seus trabalhos pela necessidade de estabelecer uma relação prazerosa com o mundo.
Sua força primitiva e selvagem preenchiam um vácuo no círculo artístico, em que a arte moderna virava instituição, academicizava-se. Ele tinha uma liberdade de fazer o quisesse que ninguém tinha; inventando e tentando, esse artista brasileiro procurou no lixo a matéria de sua poesia.
O encontro com Roseno transformou-se, para mim, numa oportunidade para refletir sobre a arte e os artistas e, antes de se constituir numa pesquisa acadêmica, proporcionou-me o encontro com uma nova realidade: a dura vida de um artista brasileiro pobre, cujos olhos sempre brilhavam, emocionados até as lágrimas, por seu miserável e triste cotidiano, sua trágica criação artística, sua inocente pintura, sua solidão, seus gatos e suas fantasias. Eu proporcionei a ele o reconhecimento público, a admiração e o respeito pelo seu trabalho.
“Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro!”, “Sou um homem muito inteligente!" Tais frases, constantes na arte de Roseno, tocaram a mídia paulistana e lhe proporcionaram quinze minutos de fama nos anos 1990. Nenhum outro artista plástico do interior logrou tal efeito. Os quinze minutos se passaram, mas a emoção de se conhecer um artista singular (de pura, crua e comovente linguagem) permanece. E é luxo só.
Geraldo Porto, artista plástico, professor doutor do Instituto de Artes – UNICAMP, curador de A.R.L. Vida e Obra e colecionador das obras de Antônio Roseno de Lima.
## Skin ### Button Button_062AF830_1140_E215_418D_D2FC11B12C47.label = LOREM IPSUM Button_062AF830_1140_E215_418D_D2FC11B12C47_mobile.label = LOREM IPSUM ### Image Image_062A182F_1140_E20B_41B0_9CB8FFD6AA5A_mobile.url = skin/Image_062A182F_1140_E20B_41B0_9CB8FFD6AA5A_mobile_pt.jpg Image_062A182F_1140_E20B_41B0_9CB8FFD6AA5A.url = skin/Image_062A182F_1140_E20B_41B0_9CB8FFD6AA5A_pt.jpg Image_4A0336DD_6E74_CFA7_41D7_9CA0A8B9F0C3_mobile.url = skin/Image_4A0336DD_6E74_CFA7_41D7_9CA0A8B9F0C3_mobile_pt.png Image_4A0336DD_6E74_CFA7_41D7_9CA0A8B9F0C3.url = skin/Image_4A0336DD_6E74_CFA7_41D7_9CA0A8B9F0C3_pt.png Image_C8D18757_C763_CA85_41DB_7AA0A8A5BD67.url = skin/Image_C8D18757_C763_CA85_41DB_7AA0A8A5BD67_pt.jpg Image_D6D0363C_C76E_CA8A_41BD_A475EB35EE1A.url = skin/Image_D6D0363C_C76E_CA8A_41BD_A475EB35EE1A_pt.jpg ### Multiline Text HTMLText_062AD830_1140_E215_41B0_321699661E7F.html =
___
LOREM IPSUM
DOLOR SIT AMET


CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. MORBI BIBENDUM PHARETRA LOREM, ACCUMSAN SAN NULLA.



Mauris aliquet neque quis libero consequat vestibulum. Donec lacinia consequat dolor viverra sagittis. Praesent consequat porttitor risus, eu condimentum nunc. Proin et velit ac sapien luctus efficitur egestas ac augue. Nunc dictum, augue eget eleifend interdum, quam libero imperdiet lectus, vel scelerisque turpis lectus vel ligula. Duis a porta sem. Maecenas sollicitudin nunc id risus fringilla, a pharetra orci iaculis. Aliquam turpis ligula, tincidunt sit amet consequat ac, imperdiet non dolor.


Integer gravida dui quis euismod placerat. Maecenas quis accumsan ipsum. Aliquam gravida velit at dolor mollis, quis luctus mauris vulputate. Proin condimentum id nunc sed sollicitudin.


DONEC FEUGIAT:
• Nisl nec mi sollicitudin facilisis
• Nam sed faucibus est.
• Ut eget lorem sed leo.
• Sollicitudin tempor sit amet non urna.
• Aliquam feugiat mauris sit amet.


LOREM IPSUM:
$150,000
HTMLText_062AD830_1140_E215_41B0_321699661E7F_mobile.html =
___
LOREM IPSUM
DOLOR SIT AMET


CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. MORBI BIBENDUM PHARETRA LOREM, ACCUMSAN SAN NULLA.



Mauris aliquet neque quis libero consequat vestibulum. Donec lacinia consequat dolor viverra sagittis. Praesent consequat porttitor risus, eu condimentum nunc. Proin et velit ac sapien luctus efficitur egestas ac augue. Nunc dictum, augue eget eleifend interdum, quam libero imperdiet lectus, vel scelerisque turpis lectus vel ligula. Duis a porta sem. Maecenas sollicitudin nunc id risus fringilla, a pharetra orci iaculis. Aliquam turpis ligula, tincidunt sit amet consequat ac, imperdiet non dolor.


Integer gravida dui quis euismod placerat. Maecenas quis accumsan ipsum. Aliquam gravida velit at dolor mollis, quis luctus mauris vulputate. Proin condimentum id nunc sed sollicitudin.


DONEC FEUGIAT:
• Nisl nec mi sollicitudin facilisis
• Nam sed faucibus est.
• Ut eget lorem sed leo.
• Sollicitudin tempor sit amet non urna.
• Aliquam feugiat mauris sit amet.


LOREM IPSUM:
$150,000
## Tour ### Description ### Title tour.name = A. R. L - Vida e Obra